O vereador Kerling Brito (PDT), de Guajará-Mirim (RO), solicitou abertura de investigação contra a prefeita Raíssa da Silva Paes (MDB), na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, realizada no dia (30/05).
Segundo o documento oficial, o parlamentar justificou o pedido em virtude que recebeu à denúncia de moradores da região, onde o informaram que, teriam sido realizados serviços de encascalhamento executados pela Secretária de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com determinação da chefe do poder Executivo Municipal, e do então ex-secretário de obras, Antônio Bento do Nascimento na Estrada de Ferro Madeira Mamoré, local conhecido popularmente como "Matadouro". Ainda conforme denúncia, no trecho teria sido construída uma estrada de aproximadamente, 5 km (cinco quilômetros).
Após o recebimento das irregularidades, Kerling Brito se deslocou para o local, vindo à constatar, que os Trilhos e Dormentes da Estrada de Ferro que são considerados, Patrimônio histórico Municipal, Estadual e do País, foram retirados.
Dessa forma conforme suas atribuições, e o tombamento destes Patrimônio de acordo com a Lei n°341 de 04 de dezembro de 1991 do Governador do Estado de Rondônia, sancionada pelo Governador Oswaldo Piana Filho, que dispõe sobre a proteção e conservação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré o vereador Kerling Brito (PDT), solicitou abertura da investigação da Câmara, afim de apurar se houve ou não, o crime contra o Patrimônio Histórico e Cultural do município de Guajará-Mirim (RO).
O parlamentar solicitou ainda, que a Mesa Diretora da Casa de Leis, encaminhasse à denúncia ao Ministério Público Estadual (MPRO) e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAM).
Veja na íntegra o documento: Denúncia Estrada de Ferro Madeira Mamoré
Fonte: Portal Guajará
Mín. 23° Máx. 38°