Quinta, 23 de Janeiro de 2025
21°C 26°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Prefeitura de Nova Mamoré emite Nota Pública sobre falta de medicamentos e insumos no Hospital do município.

A Secretaria Municipal de Saúde afirma que permanece à disposição para maiores esclarecimentos e que está se empenhando ao máximo para suprir as faltas nos estoques de medicamentos .

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Assessoria
04/03/2023 às 18h35
Prefeitura de Nova Mamoré emite Nota Pública sobre falta de medicamentos e insumos no Hospital do município.
Divulgação

A Prefeitura de Nova Mamoré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - SEMUSA, vem esclarecer a população de Nova Mamoré que estão em falta alguns medicamentos, na Farmácia Municipal, que não se trata de falta de PLANEJAMENTO ou GESTÃO por parte do Município. 

 

Ocorre que por consequência da Pandemia da Covid-19 e a Guerra entre a Rússia e a Ucrânia agravaram-se a escassez de matéria prima e insumos ativos para a produção de medicamentos. A falta de alguns medicamentos vem se repetindo no país todo se dá pela ausência de matéria-prima para compor as substâncias e, também, pela escassez de insumos para embalagem.

 

Não apenas a cidade de Nova Mamoré, mas, o país como um todo passa por uma fase de desabastecimento de medicamentos em diversas regiões. 

 

A falta tem afetado tanto as farmácias públicas, como as drogarias e hospitais em muitas cidades do país. Dessa forma, a escassez ou os preços altos dos insumos não atingem apenas os fabricantes e se disseminam pela cadeia produtiva, atingindo o consumidor por meio de aumento de preços ou de queda da produção.

 

No decorrer do ano de 2022 nas licitações para aquisição de vários medicamentos e insumos para atender o Hospital Antônio Luiz de Macedo, foram FRACASSADOS devido ao aumento de preços e os laboratórios e distribuidores não puderam atender a Tabela CEMED do Ministério da Saúde (É um documento que apresenta a lista de todos os medicamentos comercializados no Brasil com seus preços de custo e venda  em todos os cenários permitidos no Brasil), dos quais a administração não pode adquirir com preços mais alto do permitido nessa tabela.

Podemos destacar alguns itens:

• Soro Fisiológico de 500ml e 100ml;

• Dipirona Comprimido e Ampola;

• Soro Ringer lactato 500ml; 

• Ácido Ascórbico (vitamina C) ampola; 

• Furosemida ampola;

• Diclofenaco de Sódio Ampola; 

• Diclofenaco de Potássio Ampola; 

• Dipirona + escopolamina (buscopam composto);

• Soro Glicosado de 500ml e 250ml.

 

Desse total de medicamentos para aquisição somaria um total de R$ 7.737.369,00 (sete milhões setecentos e trinta e sete mil, trezentos e sessenta e nove reais), para atender a população de Nova Mamoré.

 

Apesar de todo empenho nos processos de aquisição e logística para manutenção dos estoques de medicamentos para atendimento à população, estamos enfrentando um momento de falta de medicamentos. 

 

Os prazos de entrega contratuais não estão sendo cumpridos pelas empresas distribuidoras e laboratórios fabricantes e, em alguns casos, estão cancelando a entrega dos itens, gerando, uma imprevisibilidade do restabelecimento dos estoques. Para tentar conter os danos, a Secretaria de Saúde tem tomado, entre outras, medidas para serem sanadas essa situação. 

 

A Secretaria Municipal de Saúde afirma que permanece à disposição para maiores esclarecimentos e que está se empenhando ao máximo para suprir as faltas nos estoques de medicamentos e dentre em breve estará paulatinamente preenchendo essa lacuna existente no serviço público e garantir o direito à saúde a toda população de Nova Mamoré.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários