Com a entrega de equipamentos tecnológicos e insumos para conexão à internet feita na terça-feira (14), para os municípios de Nova Mamoré na parte da manhã, e a tarde em Guajará-Mirim, região do Vale do Mamoré, o Projeto de Informatização Escolar, menina dos olhos do senador Confúcio Moura, se torna uma realidade concreta – e virtual naquilo que deve ser – para ele e milhares de alunos e alunas da rede municipal de ensino.
O Projeto de Informatização Escolar idealizado pelo Senador Confúcio Moura, é desenvolvido em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), em escolas de 23 municípios de Rondônia. investimento de mais de R$ 22 milhões, resultado da indicação do parlamentar dentro do Orçamento Geral da União de 2021 e de 2022.
A proposta consiste na implantação e manutenção de um sistema de informatização, laboratórios de informática com computadores, impressoras e material tecnológico para que alunos, direção, pessoal administrativo e professores das escolas municipais de educação básica tenham acesso à tecnologia para realização de atividades escolares e extracurriculares.
O prefeito de Nova Mamoré, Marcélio Rodrigues Uchoa, disse estar muito feliz em fazer parte do Projeto de Informatização Escolar “Só um político com a visão do senador Confúcio Moura para ter uma iniciativa destas. Claro que pensamos como ele: como educar sem tecnologia nos dias de hoje? Não é mais possível! Esse apoio é fundamental”, garantiu o prefeito Uchoa.
A prefeita de Guajará-mirim, Raissa Bento, ressaltou a importância da informatização nas escolas da rede municipal e do apoio recebido pelo senador nas diversas áreas. “Com o apoio que recebemos do nosso senador Confúcio, vamos elevar o patamar da educação das nossas crianças. Há poucos dias, nossa educação recebeu 4 ônibus escolares”.
O parlamentar foi representado pela coordenadora estadual do Gabinete em Rondônia, Vilma Alves, que na ocasião, falou da importância da tecnologia nas escolas e no processo de aprendizagem dos alunos. “Uma das principais bandeiras do senador Confúcio é a educação e tecnologia. Os jovens precisam estar conectados, as escolas também. E isso, já nos primeiros anos. O Informatização Escolar tem o propósito de oferecer uma educação de qualidade e igualitária aos alunos das escolas públicas”, disse Vilma.
Para Confúcio que tem na educação uma de suas prioridades, os processos de informatização escolar são muito mais do que uma vantagem em termos de operacionalização de tarefas, e sim uma necessidade urgente. Para ele, “os resultados devem impactar diretamente na qualidade da educação, na medida em que os alunos da rede pública começam a alcançar as mesmas condições de qualquer estudante do mundo. Além disso, o Projeto contempla software de gestão escolar, que permitirá o controle do prontuário escolar em tempo real, proporcionando condições de acompanhamento individual da performance de cada um dos alunos”, pontuou Moura.
Mín. 21° Máx. 32°