
A friagem que começou na última segunda-feira (18) continua influenciando o clima em Rondônia durante toda esta semana, conforme previsão do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O fenômeno é provocado pelo avanço de uma massa de ar polar vinda da região da Antártida, que encontra o ar quente e úmido predominante na Amazônia, provocando a queda nas temperaturas em diversas regiões do estado.
Esta é a segunda friagem registrada em Rondônia em 2026. Apesar de não apresentar a mesma intensidade da primeira massa de ar frio do ano, o fenômeno já provoca mudanças significativas no tempo, principalmente nas cidades do Cone Sul, onde estão sendo registradas as menores temperaturas.
Conforme apurou o Portal Guajará, municípios como Vilhena, Cabixi, Cerejeiras, Corumbiara e Colorado do Oeste devem registrar mínimas de até 16°C nos próximos dias, segundo o boletim meteorológico divulgado pelo Censipam.
Em Porto Velho, a previsão indica mínima de 19°C nesta quinta-feira (21), com máxima de 25°C. Já na sexta-feira (22), os termômetros devem marcar entre 18°C e 25°C.
Nas cidades de Cacoal, Ji-Paraná e Jaru, as mínimas previstas variam entre 17°C e 18°C, com máximas que podem chegar aos 26°C.
Já em Guajará-Mirim, conforme previsão do Censipam, os termômetros devem registrar temperaturas entre 19°C e 27°C nesta quinta-feira (21), com tendência de mínima de 18°C e máxima de 28°C na sexta-feira (22).
Em Nova Mamoré, a previsão aponta mínima de 20°C e máxima de 27°C nesta quinta-feira (21), enquanto na sexta-feira (22) a temperatura deve variar entre 19°C e 28°C.
O avanço da massa de ar frio deve continuar influenciando o clima em Rondônia ao longo da semana, mantendo temperaturas mais amenas e exigindo atenção especial da população, principalmente durante as madrugadas e primeiras horas da manhã.
Fonte: Portal Guajará