Neste mês de fevereiro, o Hospital Bom Pastor, em Guajará-Mirim (RO), passa a realizar cirurgias eletivas para a rede municipal de saúde. Por meio de convênio com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, a unidade realizará cerca de 50 procedimentos por mês, das especialidades de cirurgia geral.
Pertencente à entidade filantrópica Pró-Saúde, uma das maiores no ramo da gestão hospitalar do país, o Hospital Bom Pastor atua como referência em obstetrícia, pediatria, ginecologia, clínica médica e cirúrgica para Guajará-Mirim, Nova Mamoré, mais de 50 aldeias indígenas da região Norte do país, além da cidade de Guayaramerin, na Bolívia.
“As cirurgias eletivas são aqueles procedimentos não urgentes, ou seja, quando é possível programar a realização com antecedência, sem danos ao paciente”, explica Geraldo Elvio, diretor Hospitalar do Bom Pastor.
O atendimento engloba ainda exames e consultas para o pré e pós-operatório. Todos os pacientes serão encaminhados via Central de Regulação de Vagas do município de Guajará-Mirim. A porta de entrada para o atendimento via SUS é sempre por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“Essa parceria com o governo municipal foca na resolução de uma questão importantíssima, que é justamente a fila de espera por esse tipo de procedimento, que apesar de não configurar uma emergência, resolvem questões de saúde, proporcionando mais qualidade de vida ao paciente”, complementa o gestor.
O Hospital Bom Pastor está localizado na Avenida Pimenta Bueno, 663, no Centro de Guajará-Mirim, fronteira com a Bolívia, e presta serviços gratuitos via Sistema Único de Saúde (SUS), mediante contrato com entes públicos.