
A chegada de uma nova frente fria à região Norte deve provocar mudanças no tempo em Rondônia nesta segunda-feira (11), segundo previsão meteorológica do Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia). O destaque fica para a queda nas temperaturas, especialmente em municípios da região da fronteira, como Guajará-Mirim e Nova Mamoré, onde os moradores devem sentir uma manhã mais fria que o habitual.
Em Guajará-Mirim, os termômetros devem variar entre 18°C e 27°C, com céu parcialmente nublado, presença de sol entre nuvens e baixa possibilidade de chuva ao longo do dia. Já em Nova Mamoré, a previsão é semelhante, com mínima entre 18°C e 20°C e máxima podendo chegar aos 27°C, mantendo o tempo firme e sensação de frio nas primeiras horas da manhã.
Na capital Porto Velho, apesar da influência da friagem, as temperaturas permanecem um pouco mais elevadas, com mínima prevista de 20°C e máxima de até 29°C. O dia deve ser de muitas nuvens, aberturas de sol e ventos moderados vindos do sul, que ajudam a amenizar o calor típico da região.
De acordo com o Censipam, a atuação dessa massa de ar frio também contribui para reduzir a formação de áreas de instabilidade, diminuindo significativamente as chances de chuva em boa parte do estado.
A recomendação é para que a população aproveite o clima mais ameno, mas mantenha atenção às mudanças bruscas de temperatura, especialmente crianças, idosos e pessoas mais sensíveis ao frio.