Segunda, 04 de Maio de 2026
21°C 35°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

TJRO promove ação social em comunidade indígena em Guajará-Mirim

A iniciativa faz parte do projeto “Fortalecendo Vínculos: intervenção psicossocial com adolescentes indígenas em conflito com a lei

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Com informações do TJRO
04/05/2026 às 16h01
TJRO promove ação social em comunidade indígena em Guajará-Mirim
Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça de Rondônia realizou, no último dia 27, uma ação social na comunidade indígena Laje Velho, localizada na região de Guajará-Mirim, com foco no fortalecimento de vínculos e na orientação de adolescentes em situação de vulnerabilidade.

 

A iniciativa faz parte do projeto “Fortalecendo Vínculos: intervenção psicossocial com adolescentes indígenas em conflito com a lei”, coordenado pelo juiz da Infância e Adolescência, Gleucival Zeed e o Núcleo Psicossocial da comarca. O projeto busca promover inclusão, orientação e prevenção.

 

Em colaboração com a Polícia Militar, foi realizada uma palestra educativa ministrada pela equipe do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A atividade contou com a expressiva participação da comunidade local, especialmente de jovens indígenas.

 

Durante o encontro, foram abordados temas como prevenção ao uso de drogas, violência, cidadania e os desafios enfrentados por adolescentes indígenas ao deixarem suas aldeias para estudar em centros urbanos. A ação também abriu espaço para diálogo e escuta ativa da comunidade.

 

O cacique Henrique Oro Waran e a liderança Assis Oro Mon destacaram a importância da iniciativa. Segundo eles, muitos jovens enfrentam medo e insegurança ao sair de suas comunidades para estudar fora, devido às diferenças culturais e à falta de orientação adequada. “Essas orientações ajudam nossos jovens a compreender melhor o mundo fora da aldeia, reduzindo o medo e fortalecendo a confiança”, destacou uma das lideranças.

 

O projeto “Fortalecendo Vínculos” prevê a intervenção psicossocial em adolescentes indígenas em conflito com a lei, valorizando a identidade cultural e promovendo a reintegração social. O objetivo do projeto é promover cidadania, garantir direitos e contribuir para o desenvolvimento saudável dos adolescentes indígenas, sempre respeitando suas culturas e tradições e atuando não apenas de forma punitiva, mas principalmente preventiva e educativa. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários