O empresário e fazendeiro Antônio Bento, marido da atual prefeita do município de Guajará-Mirim em Rondônia foi detido na tarde desta quinta-feira na Comara, zona rural da cidade, utilizando máquinas e servidores da Prefeitura municipal em sua fazenda, e pode enquadrar sua esposa, a prefeita Raíssa da Silva Paes no crime de peculato.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, por determinação da central de operações, uma guarnição da Polícia se deslocou para zona rural do município para averiguar uma ocorrência de Improbidade administrativa.
Ao chegar no local, os militares tiveram o contato com o denunciante, Rivan Eguez da Silva, que é vereador do município, onde relatou que dois maquinários da Prefeitura estariam em uma propriedade do senhor Antônio Bento do Nascimento, que é esposo da prefeita Raissa Paes, fazendo serviço em na propriedade. A guarnição ao chegar na frente da propriedade, o caseiro foi até a guarnição, e confirmou que a propriedade pertence o senhor Antônio Bento e que os maquinários estavam na propriedade. Diante dessa informações, a guarnição adentrou a propriedade e constatou os maquinários no local.
Nesse momento os militares ao indagar o caseiro A. D. S. S, o mesmo relatou que não viu quando os maquinários da prefeitura chegaram na fazenda, pois havia saído. Quando retornou para fazenda, já viu os maquinários trabalhando. Que não conhece o motorista, mas que um deles lhe disse que trabalha no DRM.
Durante o registro da ocorrência no local, Antônio Beto chegou ao local e relatou que havia falado com Geninho, o qual é responsável pela agricultura municipal, que precisava espalhar o calcário na chácara. Que diante de sua solicitação, o Geninho disse que em momento oportuno faria o serviço. Antônio ainda disse a Geninho que poderia pegar o combustível no posto, e que dissesse quantas horas levaria para fazer o serviço, para que pudesse pagar a hora do operador.
Diante das circunstâncias, quando a guarnição iria encerrar a ocorrência policial, chegou a informação da Delegada plantonista dra. Sheila, sob a supervisão da Promotora plantonista Dra. Lisandra Vanneska que era para conduzir os maquinários apreendidos e o Antônio Bento preso.
Diante dessa informação, os militares, juntamente com o vereador Rivan Eguez da Silva foram ao DRM verificar operadores de máquinas pesadas para conduzir à DRPC, porém o plantonista do DRM disse que mesmo se tivesse os operadores não seria possível trazer os maquinários, haja vista não disponibilizar das respetivas Chaves.
Diante das circunstâncias foi dado voz de prisão ao infrator Antônio Bento por Peculato, conforme seus preceitos legais. A ocorrência foi registrada para as devidas providências.
O caso está nas mãos da Polícia Civil e do Ministério Público para minuciosa apuração do uso indevido de máquinas da Prefeitura de Guajará-Mirim, pelo marido da prefeita Raíssa da Silva Paes (Raissa Bento-MDB), empresário Antônio Bento do Nascimento.
A reportagem do site Portal Guajará tentou entrar em contato com à Prefeita Raissa e o seu marido Antônio Bento mas não obtivemos respostas. O site deixa o espaço aberto para ambos poderem dar suas versões sobre o caso.
PECULATO:
O crime de peculato tem como objetivo punir o funcionário público que, em razão do cargo, tem a posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiro. Está descrito no artigo 312 do Código Penal, que prevê pena de prisão de 2 a 12 anos e multa.
Mín. 22° Máx. 29°