Quarta, 25 de Março de 2026
Publicidade

Educação profissional avança na área de turismo e expande o número de guias turísticos em Rondônia para atendimento às novas demandas do setor

Em 2019, quando o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) começou a expansão do ensino profissionalizante, Rondônia c...

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Secom Rondônia
25/03/2026 às 11h24
Educação profissional avança na área de turismo e expande o número de guias turísticos em Rondônia para atendimento às novas demandas do setor
Cursos profissionalizantes na área do turismo formam novos profissionais no setor, cuja mão de obra qualificada é essencial

Em 2019, quando o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) começou a expansão do ensino profissionalizante, Rondônia contava apenas com três guias de turismo cadastrados no Ministério do Turismo. Hoje, com a oferta de qualificação de mão de obra no cenário rondoniense, o estado dispõe de mais de vinte guias de turismo. Avanços como esse está sendo apresentado durante o VII Encontro de Gestores Municipais de Turismo e do Trade Turístico realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus Guajará–Mirim, terça–feira (24) e quarta–feira (25).

Durante a programação, a Superintendência Estadual de Turismo (Setur), que organiza o evento, alinha ações com gestores públicos de turismo dos 52 municípios rondonienses, empresários, profissionais do setor e parceiros com o objetivo de manter o ritmo de crescimento do segmento econômico.

Participantes do Encontro de Gestores são recebidos na Aldeia Lage Velho que se destaca no etnoturismo
Participantes do Encontro de Gestores são recebidos na Aldeia Lage Velho que se destaca no etnoturismo

Paralelamente às palestras, painéis e troca de experiências sobre atividades turísticas nos quatro cantos do estado, os participantes estão visitando pontos turísticos de Guajará-Mirim. A Pérola do Mamoré apresenta novidades, entre as quais, o etnoturismo da Aldeia Lage Velho. O turista é recebido no local com cortejo dos guerreiros, danças e músicas tradicionais indígenas; contato direto com a cultura ancestral, artesanato autêntico confeccionado na aldeia, sabores da floresta, trilha ecológica até a Cachoeira do Lage, entre outros atrativos.

TRABALHO INTEGRADO

A guia de turismo Dayse Lucyd Rodrigues do Carmo que fez o Curso Técnico em Eventos, em Porto Velho que participa do encontro, juntamente com outros guias de turismo formados no Idep, ressalta que, com a sintonia entre os órgãos governamentais o principal beneficiado é o cidadão rondoniense. “Estamos ampliando os nossos conhecimentos, vivenciando novas experiências e conhecendo novas potencialidades turísticas de Rondônia para realizarmos um trabalho cada vez mais eficiente e promissor”.

Para a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, que também está presente no evento, a instituição lança seus cursos de acordo com as tendências do mundo do trabalho. “A proposta pedagógica visa formar trabalhadores habilitados em ocupações que estejam com alta empregabilidade para que o aluno ocupe logo uma vaga de emprego ou abra o seu próprio negócio”, enfatizou.

Acompanhar o grupo em trilhas faz parte das atribuições de um guia turístico
Acompanhar o grupo em trilhas faz parte das atribuições de um guia turístico

Algumas atribuições do guia de turismo:

  • Acompanhamento e Condução: Guiar grupos em roteiros urbanos, ecoturismo, visitas a museus e viagens nacionais ou internacionais.
  • Transmissão de Informações: Compartilhar conhecimentos históricos, culturais, arquitetônicos e geográficos sobre o local visitado.
  • Planejamento e Logística: Organizar cronogramas, confirmar horários de atrações e gerenciar o tempo de traslado.
  • Segurança e Suporte: Prestar assistência técnica e segurança aos visitantes, resolvendo imprevistos como mudanças climáticas ou emergências.
  • Interação com Fornecedores:Fazer a ponte entre turistas e fornecedores locais, como: restaurantes, transportes e pontos de vendas .

Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários