Sexta, 20 de Março de 2026
23°C 34°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26

Mais uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançada em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 p...

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Secom Rondônia
20/03/2026 às 11h40
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26
Entre os cursos ofertados no atual cronograma está o de operador de drone, cuja procura vem crescendo devido ao  avanço  tecnológico no mercado de trabalho

Mais uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançada em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 por meio do link disponibilizado no site do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep).

As aulas serão ministradas na sede da Escola Técnica Estadual (Etec), localizada na avenida Tiradentes, Setor Industrial e nos polos Rio Branco e Flora Calheiros. Haverá turmas nos turnos manhã, tarde e noite. Os alunos receberão certificado mediante a participação em todas as atividades e avaliações.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou que a gestão estadual intensifica a oferta de qualificação profissional para corresponder às expectativas dos avanços da economia local. “Vários setores econômicos do nosso estado vem registrando indicadores satisfatórios, então é necessário mão de obra qualificada para atrair novos investimentos”, evidenciou.

Maquiagem para Festa é um dos cursos , que fomentam o empreendedorismo feminino
Maquiagem para Festa é um dos cursos , que fomentam o empreendedorismo feminino

EMPREENDEDORISMO FEMININO

Elielza Bezerra e Silva, de 30 anos, que mora no bairro Nacional, em Porto Velho aproveita essa onda otimista para se profissionalizar na sua área de atuação. Representante de produtos de beleza e perfumaria faz o Curso Técnico em Marketing para melhorar a divulgação dos produtos que comercializa. “Estou aperfeiçoando o meu conhecimento, porque trabalho com vendas e preciso melhorar a divulgação”, argumenta a estudante.

Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, uma das vantagens do ensino profissionalizante é a praticidade das aulas, porque o aluno aprende vivenciando atividades que vai encontrar no mundo do trabalho. “Com conteúdo teórico aliado à prática, o estudante fica habilitado para ocupar uma vaga de emprego ou abrir o próprio negócio”, ressaltou, adiantando que os cursos do novo cronograma contemplam diversas áreas.

Cursos ofertados

SEDE ETEC

– Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão

– Operador de Drone

– Assistente Financeiro

– Oratória

COLÉGIO RIO BRANCO

– Flores Gigantes

– Artesanato em Papel – Origami

– Oratória

– Auxiliar Administrativo

– Maquiagem para Festa

-Contabilidade Básica

COLÉGIO FLORA CALHEIROS

– Língua Brasileira de Sinais (Libras)

– Assistente de Vendas

– Spa para os Pés

– Penteados e Tranças

– Excel do Básico ao Avançado

– Inglês Básico

– Primeiros Socorros

Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários