Quinta, 05 de Março de 2026
21°C 30°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Pedro Fernandes articula avanços na regularização fundiária do Vale do Jamari em reunião no Incra, em Brasília

Agenda foi articulada juntamente com o vereador de Buritis Adriano Almeida, e o assessor Sigmar Nunes, representando o deputado federal Lúcio Mosqu...

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: ALE-RO
05/03/2026 às 11h41
Pedro Fernandes articula avanços na regularização fundiária do Vale do Jamari em reunião no Incra, em Brasília
Deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participa de reunião em Brasília (Foto: Assessoria Parlamentar)

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou nesta quinta-feira (5), de reunião em Brasília (DF) com o diretor de Gestão Estratégica do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Gustavo Souto de Noronha, para tratar do fortalecimento da regularização fundiária em Buritis e nos municípios do Vale do Jamari. A agenda foi articulada juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Buritis, vereador Adriano Almeida, e o assessor Sigmar Nunes, representando o deputado federal Lúcio Mosquini, que acompanharam o deputado na busca por soluções e avanços para as demandas fundiárias do município.

Durante o encontro, foi discutido o avanço do programa Terra Cidadã, que tem como objetivo ampliar e agilizar o acesso aos serviços de regularização fundiária, reforma agrária e governança territorial, em parceria com os municípios.

Entre os encaminhamentos apresentados, está a possibilidade de celebração de termos de cooperação entre o Incra e as prefeituras para manter pontos de atendimento locais. A proposta ganha relevância diante da previsão de encerramento das atividades da unidade do Incra em Buritis. Com o novo modelo, os municípios poderão disponibilizar uma sala para atendimento das demandas fundiárias da população.

Pelo formato discutido, a União deverá disponibilizar servidores para os atendimentos, enquanto as prefeituras contribuirão com estrutura local e equipes de apoio. O Incra também sinalizou positivamente a possibilidade de disponibilizar dois veículos para o município de Buritis, o que deverá contribuir para dar mais agilidade às ações de campo e aos processos de regularização fundiária na região.

Segundo Pedro Fernandes, a articulação institucional é fundamental para avançar na titulação de terras e garantir mais segurança jurídica aos produtores rurais da região. O parlamentar destacou que a regularização fundiária representa um passo importante para fortalecer a produção, ampliar o acesso a políticas públicas e trazer estabilidade para milhares de famílias que vivem e trabalham no campo.

Texto e foto: Assessoria Parlamentar 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários