Segunda, 02 de Março de 2026
22°C 33°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Ação itinerante do Cadastro Único alcança mais de 500 famílias

Iniciativa levou serviços socioassistenciais a comunidades e ampliou o acesso a programas sociais.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
02/03/2026 às 14h22
Ação itinerante do Cadastro Único alcança mais de 500 famílias
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

Iniciativa levou serviços socioassistenciais a comunidades e ampliou o acesso a programas sociais

Equipe técnica do Cadastro Único realizou ação estratégica de atendimento itinerante em algumas comunidades
Equipe técnica do Cadastro Único realizou ação estratégica de atendimento itinerante em algumas comunidades
No período de 24 a 28 de fevereiro, a equipe técnica do Cadastro Único realizou ação estratégica de atendimento itinerante nas comunidades de Cujubinzinho, Aliança e Vila Calderitas, por meio do projeto “Cadastro Único Mais Perto de Você”, com foco na ampliação do acesso às políticas públicas de assistência social em áreas rurais e localidades isoladas.

A iniciativa foi estruturada com base na metodologia de busca ativa, instrumento previsto na política de assistência social para identificação e inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade social que, por barreiras geográficas, econômicas ou sociais, encontram dificuldades de acesso aos serviços ofertados na sede do município.

Entre os serviços ofertados estiveram: inclusão de novas famílias no Cadastro Único; atualização e regularização cadastral; visitas domiciliares unipessoais, incluindo atendimento em localidades adjacentes; orientação e emissão da Carteira da Pessoa Idosa; emissão da ID Jovem, assegurando acesso a benefícios culturais e de transporte; além de encaminhamentos e orientações acerca de programas sociais vinculados ao Cadastro Único.

SEAS participou como parceira da ação, levando às comunidades o Programa Mamãe Cheguei
SEAS participou como parceira da ação, levando às comunidades o Programa Mamãe Cheguei

A Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS) participou como parceira da ação, levando às comunidades o Programa Mamãe Cheguei, destinado ao acompanhamento de gestantes inscritas no Cadastro Único. Durante a ação, foram realizados cadastramentos e distribuídos kits maternidade completos. A iniciativa contribuiu diretamente para a proteção social básica, garantindo melhores condições às gestantes e promovendo dignidade no início da vida das crianças.

Ao longo dos cinco dias de ação, mais de 500 famílias foram atendidas, consolidando a estratégia de descentralização dos serviços socioassistenciais e ampliando a cobertura do Cadastro Único nas áreas rurais do município.

Ao longo dos cinco dias de ação, mais de 500 famílias foram atendidas
Ao longo dos cinco dias de ação, mais de 500 famílias foram atendidas
De acordo com o gerente do Cadastro Único, Clóvis Henrique da Silva, as localidades atendidas encontravam-se historicamente desassistidas: “Trata-se de comunidades que, por questões geográficas e socioeconômicas, tinham acesso limitado aos serviços públicos. O projeto Cadastro Único Mais Perto de Você tem como princípio a inversão do fluxo tradicional de atendimento: em vez de as famílias se deslocarem até o setor, a equipe técnica vai até elas, garantindo inclusão, dignidade e efetivação de direitos.”

A ação reforçou o papel estratégico do Cadastro Único como instrumento fundamental para planejamento, monitoramento e execução das políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade.

Texto:Adaides Batista
Fotos:Semias

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários