
Evento gratuito na Praça Jacques Demolay aproximou crianças, pais e comunidade do universo da ciência

A empresária Luamar Barbosa soube do evento pela internet e decidiu levar o filho Leonardo, de 11 anos, fã de espaço e aviação. “Eu vi o anúncio e perguntei se ele queria vir. Ele é apaixonado pelo espaço, ficou ansioso o dia todo. A gente já comprou alguns aparelhos pela internet, mas nunca conseguiu ver assim de perto”.
Leonardo saiu encantado. “Eu achei legal porque é uma experiência muito diferente. Dá pra ver vários planetas que eu só tinha visto pela internet. É uma experiência extraordinária”.


O secretário municipal de Meio Ambiente, Vinicius Miguel, ressaltou que a iniciativa une ciência e cuidado ambiental. “A atividade é o fomento da ciência e do cuidado com o ambiente em todo nosso planeta. Fazer a observação astronômica a partir de uma área de proteção ambiental da cidade é conectar Porto Velho com o cosmo”.
O prefeito Léo Moraes também enfatizou a importância de democratizar o conhecimento. “Levar ciência para os espaços públicos é investir no futuro das nossas crianças. Quando ocupamos a praça com telescópios e conhecimento, estamos mostrando que educação e curiosidade científica também fazem parte da construção de uma cidade mais desenvolvida”.
A observação astronômica foi promovida pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o Clube de Astronomia e Ciências de Rondônia, em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). A proposta foi simples e potente: levar ciência para a praça, de forma gratuita e acessível.
Texto:Isadora Estolano
Fotos:Isadora Estolano
Edição:Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)