Sexta, 20 de Fevereiro de 2026
20°C 34°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Vereador Augustinho Figueiredo e secretário de Saúde alinham fluxo para consultas e cirurgias oftalmológicas em Guajará-Mirim-RO

Durante a reunião, foi definido o procedimento que deverá ser seguido pelos moradores que precisam de atendimento na área da visão.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Portal Guajará
20/02/2026 às 16h53 Atualizada em 20/02/2026 às 17h40
Vereador Augustinho Figueiredo e secretário de Saúde alinham fluxo para consultas e cirurgias oftalmológicas em Guajará-Mirim-RO
Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira, 20 de fevereiro o vereador Augustinho Figueiredo se reuniu com o secretário municipal de Saúde, Márcio Brune Christo, para tratar da organização dos atendimentos relacionados a consultas e cirurgias oftalmológicas no município de Guajará-Mirim-RO. 

Durante a reunião, foi definido o procedimento que deverá ser seguido pelos moradores que precisam de atendimento na área da visão. O primeiro passo é procurar a unidade básica de saúde (o “postinho”) para realizar a consulta médica inicial. Após essa etapa, o paciente deve se dirigir à Secretaria Municipal de Saúde para ter o nome incluído no sistema de regulação, que é o que garante o encaminhamento para consulta especializada ou cirurgia, conforme a necessidade.

 

LEIA TAMBÉM:

SAÚDE DA MELHOR QUALIDADE: Deputado Lúcio Mosquini destina R$ 500 mil para o Projeto “Ver e Sorrir” em Guajará-Mirim

 

O vereador Augustinho Figueiredo destacou que o cumprimento desse fluxo é obrigatório para que o atendimento seja realizado. “Sem esse procedimento, não há como realizar o atendimento. A regulação é essencial para organizar a fila e garantir que os encaminhamentos ocorram de forma correta e justa”, reforçou.

Ao final do encontro, o vereador também agradeceu ao secretário Márcio Brune Christo pela atenção, receptividade e disposição em dialogar, destacando a importância da parceria entre o Legislativo e o Executivo para melhorar os serviços de saúde oferecidos à população.

A definição do protocolo busca dar mais organização ao sistema, evitar deslocamentos desnecessários da população e garantir que os atendimentos oftalmológicos ocorram de forma transparente e dentro dos critérios técnicos estabelecidos pela Secretaria de Saúde.

A orientação à população é clara: quem precisar de consulta ou cirurgia da vista deve, obrigatoriamente, iniciar o processo pela unidade de saúde do seu bairro e, em seguida, procurar a Secretaria Municipal de Saúde para efetivar o encaminhamento.

Fonte: Portal Guajará

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários