
Gestão municipal alinha ações preventivas e define força-tarefa para atender famílias em áreas vulneráveis de Porto Velho

A articulação envolve a Secretaria Geral de Governo (SGov), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semias) e a Defesa Civil Municipal, com foco na organização das frentes de atuação e no atendimento direto à população.

De acordo com a gestão municipal, a integração entre as secretarias sustenta o modelo de atuação adotado pelo município. “Nossa gestão atua de forma preventiva. As secretarias trabalham em total coesão para que ninguém fique desassistido. Estamos montando uma estrutura com planejamento, garantindo que o suporte chegue com agilidade tanto na área urbana quanto nos distritos”, disse Léo Moraes, prefeito.

A secretaria também orienta que as famílias estejam inscritas no Cadastro Único para acesso aos benefícios sociais. As equipes de campo contam com assistentes sociais e psicólogos, com estrutura para realizar ou atualizar o cadastro no momento do atendimento, conforme a necessidade identificada.

A operação em campo também envolve reforço logístico e uso de tecnologia. De acordo com a Secretaria de Governo, a operação começa no fim de fevereiro com sete frentes de trabalho distribuídas entre o Baixo, Médio e Alto Madeira e a área urbana da capital. “Atenderemos simultaneamente o Baixo, Médio e Alto Madeira, além da sede de Porto Velho. Vamos utilizar um aplicativo da Prefeitura para mapear dados em tempo real, identificando desde o perfil social até os impactos na cadeia produtiva das famílias”, disse o Tenente-Coronel PM Marcelo Victor Duarte do Gabinete Militar a Prefeitura.
Uma nova reunião integrada entre todas as secretarias envolvidas está prevista para esta sexta-feira (06), quando será definido o cronograma das atividades.
Texto:Maximus Vargas
Foto:José Carlos
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)