
Como retorno do período letivo, o fluxo de veículos e pedestres aumenta significativamente nas imediações das escolas no retorno das aulas e, para reduzir riscos de acidentes, o governo de Rondônia intensifica as ações de segurança viária nas proximidades das instituições de ensino. A iniciativa é da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), e tem como foco a proteção de alunos e a manutenção da ordem viária.
O policiamento é direcionado com base em levantamentos estatísticos que identificam os locais com maior índice de ocorrências e infrações de trânsito.De acordo com o BPTran, entre as irregularidades mais registradas nesse período, estão:a parada em fila dupla;estacionamento em locais proibidos; excesso de passageiros em motocicletas; falta do uso de capacete; e desrespeito à faixa de pedestres. Assim, as equipes atuam tanto na fiscalização quanto na orientação aos condutores e pedestres, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações realizadas pela BPTran refletem o comprometimento do estado com a educação e a segurança no trânsito. “As ações tem o objetivo de educar, orientar e sensibilizar os condutores e pedestres, fortalecendo o comportamento seguro no trânsito e protegendo nossos estudantes”, ressaltou.
ORIENTAÇÕES E CUIDADOS NO TRÂNSITO
Algumas atitudes podem evitar acidentes. Entre as principais recomendações estão:
Segundo o comandante daBPTran, tenente-coronel Rafael de Gracia Tossatti, a volta às aulas muda a rotina do trânsito, principalmente nos horários de entrada e saída das escolas. O foco é a prevenção. “Estamos direcionando o policiamento para pontos estratégicos, com maior registro de infrações e ocorrências, para garantir a segurança dos alunos, pais e a comunidade escolar”, enfatizou.
A participação da população é fundamental para garantir um ambiente mais seguro próximo às escolas. O respeito às leis de trânsito é um compromisso coletivo que contribui diretamente para a preservação da vida.
Ressaltando a importância de normas e diretrizes de trânsito, a BPTran também realiza palestras educativas de trânsito, gratuitas. Os órgãos estaduais que desejarem, podem solicitar uma equipe por meio meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) , já as empresas privadas podem solicitar peloe-mail: [email protected].
Fonte
Texto: Midian Mascarenhas sob supervisão de Sara Lazarotto
Fotos: Richard Neves
Secom - Governo de Rondônia