
Orientações buscam prevenir choques elétricos, queimaduras e incêndios
O prefeito Léo Moraes destacou a importância da prevenção e da conscientização da população. “Nosso papel como gestão é cuidar das pessoas, e isso passa pela prevenção. Não queremos que as unidades de saúde recebam pacientes com lesões que poderiam ser evitadas com medidas simples, como retirar o aparelho da tomada antes de utilizá-lo”.
“O erro mais comum é deixar o aparelho carregando durante toda a noite. Isso pode causar sobrecarga e até a explosão do dispositivo, principalmente quando o celular está sobre superfícies inflamáveis, como colchões”, alertou o médico.
Precauções
- Utilizar cabos e carregadores originais ou certificados;
- Conectar primeiro o carregador à tomada e, depois, ao celular;
- Retirar a capa do aparelho durante o carregamento para evitar superaquecimento;
- Evitar o uso de adaptadores (“benjamins” ou “tês”) com vários equipamentos ligados à mesma tomada;
- Redobrar os cuidados em dias de chuva, evitando o uso de aparelhos conectados à rede elétrica.
A Prefeitura também alerta que aparelhos eletrônicos danificados ou com problemas na bateria não devem ser descartados no lixo comum ou na natureza. O correto é encaminhá-los a postos de coleta específicos, geralmente disponibilizados por empresas e estabelecimentos especializados.
Texto:Maximus Vargas
Foto:Júnior Costa
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)