Sexta, 23 de Janeiro de 2026
22°C 29°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Cooperação internacional aprimora infraestrutura hospitalar e reforça compromisso do governo de RO com a saúde

Ogoverno de Rondônia participou na quinta-feira (22), de uma reunião tripartite com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops...

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Secom Rondônia
23/01/2026 às 13h30
Cooperação internacional aprimora infraestrutura hospitalar e reforça compromisso do governo de RO com a saúde
Reunião apresentou os principais resultados da cooperação, desde a assinatura do projeto, que resultou em entregas estratégicas, como as obras hospitalares no Cemetron e Hospital Regional de Guajará-Mirim

Ogoverno de Rondônia participou na quinta-feira (22), de uma reunião tripartite com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) e com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com o objetivo de avaliar dos resultados do projeto de cooperação internacional voltado ao aprimoramento da infraestrutura hospitalar no estado.

Durante a reunião, o Unops apresentou os principais resultados da cooperação desde a assinatura do projeto, em 2021, que envolveu desde o planejamento técnico até a execução de obras hospitalares, além de ações para o fortalecimento institucional da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).Entre as entregas estratégicas da cooperação técnica internacional, foi discutida também a conclusão de duas obras hospitalares de grande relevância para a região: a nova ala do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e o Hospital Regional de Guajará-Mirim (HRGM).

Para ogovernador de Rondônia, Marcos Rocha, o projeto de cooperação internacional foi de fundamental importância para o fortalecimento da saúde pública no estado. “Através da parceria, o governo do estado finalizou as obras de forma ágil e eficiente”, salientou.

Segundo orepresentante do Unops no Brasil, Fernando Barbieri, “ogoverno de Rondônia abraçou a cooperação internacional quando a instituição começou a fazer obras no Brasil, e ficamos muito felizes em ter o estado como o primeiro parceiro para a execução de projetos de infraestrutura, ainda mais com a execução de dois hospitais que hoje beneficiam milhares de pessoas em toda a Região Norte do país“, destacou.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ressaltou o interesse da gestão em seguir trabalhando com a cooperação internacional. “Essa parceria rendeu frutos muito importantes para o estado, e queremos continuar trabalhando junto ao Unops e com a ABC para fortalecer ainda mais a saúde em Rondônia.”

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão vinculado ao governo federal, atua na coordenação da cooperação internacional e no alinhamento entre os parceiros, monitorando a execução de projetos a exemplo do que foi executado em Rondônia, com o apoio do Unops. A Agência é responsável por articular iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável e geram ganhos concretos para o país em áreas estratégicas como saúde e governança pública.

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Rainer Almeida
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários