
Oensino online continua sendo uma ferramenta estratégica na expansão da qualificação de mão de obra em Rondônia, no ano de 2026. Acaba de ser lançado pelo governo de Rondônia, o primeiro cronograma de cursos profissionalizantes remotos do ano letivo do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). As inscrições podem ser realizadas até o próximo domingo (25), através do link disponibilizado no site da instituição .
A idade mínima para se matricular é 15 anos e a escolaridade mínima exigida é o ensino fundamental incompleto. Os alunos receberão certificados mediante a participação em todas as atividades e avaliações. As aulas serão ministradas em uma plataforma gratuita para ensino e aprendizagem, que cria um ambiente virtual para professores e alunos se conectarem, e serão híbridas, sendo duas horas na modalidade remota e duas horas com atividades na plataforma.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os cursos profissionalizantes remotos estão tendo uma significativa relevância na estratégia da gestão estadual em ofertar qualificação de mão de obra em todo o estado. “O governo de Rondônia está levando capacitação profissional a todas as regiões nas salas de aula, seja por meio do ensino online ou pelas seis escolas móveis”, evidenciou.
BENEFÍCIOS DO ENSINO ONLINE

As vantagens da era tecnológica se constituem em um atrativo para quem quer agregar valor à carreira. Sivoneide Souza da Silva Almeida, 51 anos, que mora no Bairro Areal – Centro, na Capital, está fazendo o Curso Técnico em Recursos Humanos, mas decidiu atualizar o currículo também de forma virtual. “Já fiz os cursos remotos de Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Excel do Básico ao Avançado e Informática Básica Aplicada à Educação”, enumerou a estudante.
Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a instituição de ensino oferta os cursos presenciais, conforme a vocação econômica de cada região, enquanto os cursos remotos geram um conhecimento mais abrangente, oportunizando ao aluno a oportunidade de capacitar de forma mais eclética. “A proposta pedagógica visa oferecer a estudantes de diversas faixas etárias um amplo leque de oportunidades para se qualificar profissionalmente”, frisou, destacando a importância no ensino online nesse contexto.
CURSOS OFERTADOS
Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom - Governo de Rondônia