Quarta, 21 de Janeiro de 2026
22°C 32°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Campanha “Influ Sangue Bom” mobiliza influenciadores digitais e reforça importância da doação de sangue

Com o objetivo de incentivar a doação voluntária de sangue e fortalecer os estoques da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron)...

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Secom Rondônia
21/01/2026 às 09h06
Campanha “Influ Sangue Bom” mobiliza influenciadores digitais e reforça importância da doação de sangue
Doar sangue é um ato de amor e solidariedade que pode salvar vidas em diferentes situações

Com o objetivo de incentivar a doação voluntária de sangue e fortalecer os estoques da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), o governo de Rondônia promove, durante o mês de janeiro, a campanha “Influ Sangue Bom”. A iniciativa, que mobiliza influenciadores digitais para conscientizar e atrair mais doadores por meio das redes sociais, já deu resultado positivo para o hemocentro neste período de férias, data onde os níveis para o abastecimento do banco de sangue costumam diminuir.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforçou a iniciativa e salientou a importância da participação da população. “A campanha é uma ação estratégica que une solidariedade e comunicação. O governo segue investindo e apoiando iniciativas que salvam vidas e fortalecem a saúde. Doar sangue é um ato de cidadania.”

SANGUE SALVA VIDAS

Após a doação, o sangue passa por um processo de fracionamento
Após a doação, o sangue passa por um processo de fracionamento

Doar sangue é um ato de amor e solidariedade que pode salvar vidas em diferentes situações. Essencial para o funcionamento do sistema de saúde, o sangue é utilizado em diversos procedimentos médicos e tratamentos.

Após a doação, o sangue passa por um processo de fracionamento, que permite a separação de seus componentes:

  • Glóbulos vermelhos;
  • Plaquetas;
  • Plasma; e
  • Crioprecipitado.

Cada componente é destinado a pacientes conforme a necessidade clínica, ampliando o alcance e a eficácia da doação. Uma única bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas, sendo fundamental no atendimento a vítimas de acidentes, pacientes submetidos a cirurgias, pessoas em tratamento oncológico, portadores de doenças hematológicas e em outras situações de emergência.

FUNÇÃO DO SANGUE

  • Hemácias: usado para tratamento de anemia, perdas de sangue devido acidente ou procedimento cirúrgico
  • Plasmas:trata queimadura, choque e infecções graves
  • Plaquetas: essencial para pacientes com câncer, problemas de coagulação ou que precise de transplantes
  • Crioprecipitado:usado em distúrbios de coagulação, como hemofilia

ALCANCE DIGITAL

A influenciadora Renata Becaria, que também aderiu à campanha, ressaltou o poder de alcance das redes sociais na conscientização da população. “Como influenciadora, eu entendo a responsabilidade que temos. Usar as redes para incentivar a doação de sangue é levar informação e despertar empatia. Uma bolsa de sangue pode representar a esperança para muitas famílias”, afirmou.

Já a influenciadora Nileve Eduarda, compartilhou sua experiência pessoal e a motivação para participar da campanha. “Desde criança, sempre via minha mãe indo até a Fhemeron para doar sangue, e isso despertou em mim essa vontade. Hoje, com 23 anos, estou doando sangue pela primeira vez e estou muito feliz por isso. Fazer o bem sem olhar a quem é muito bom. Estou feliz em poder colaborar para que outras pessoas sejam ajudadas. Se eu tenho condições e fui aprovada para ajudar quem precisa, farei isso enquanto puder”, disse.

SENSIBILIZAÇÃO

Daiana Parente, doadora da tipagem O+, feliz em realizar este ato de amor
Daiana Parente, doadora da tipagem O+, feliz em realizar este ato de amor

Entre os exemplos de solidariedade está a doadora da tipagem O+, Daiana Parente, que participou da campanha e reforçou a importância do ato. “Doar sangue é um gesto de amor ao próximo. A gente nunca sabe quando alguém da nossa família ou até nós mesmos vamos precisar. Para doar é rápido, seguro e pode salvar muitas vidas”, destacou.

A assistente social, Maria Luiza Pereira, enfatizou que a doação regular é essencial para manter os estoques seguros. “A necessidade de sangue é contínua. Acidentes, cirurgias e tratamentos não esperam. Campanhas como essa ajudam a sensibilizar a população e a garantir que o atendimento aos pacientes não seja interrompido”, acentuou.

A campanha Influ Sangue Bom segue incentivando a população a procurar os hemocentros de todo o estado, reforçando que doar sangue é um gesto simples, seguro e fundamental para salvar vidas.

Fonte
Texto: Midian Mascarenhas sob supervisão de Sara Lazarotto
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários