Terça, 20 de Janeiro de 2026
22°C 29°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Dra. Taíssa garante restabelecimento de energia na Aldeia Sagarana

Ação reforça o compromisso com os Povos Originários e resultou em uma vitória para as comunidades tradicionais de RO.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: ALE-RO
20/01/2026 às 12h21
Dra. Taíssa garante restabelecimento de energia na Aldeia Sagarana
Foto: Reprodução/ALE-RO

Após dias de incerteza e riscos à saúde pública, o fornecimento de energia elétrica na Aldeia Sagarana foi plenamente restabelecido, normalizando serviços essenciais para a população indígena e ribeirinha, que estava suspenso desde sábado (17), onde o estoque de medicamentos e todas as vacinas do posto de saúde da aldeia estava sob risco iminente de perda devido a falta de refrigeração, a distribuição e o fornecimento de água potável para toda a aldeia foram interrompidos e os serviços odontológicos da localidade foram completamente paralisados.

 

Ao receber a demanda, por meio do líder comunitário Walter, a deputada Dra. Taíssa agiu prontamente, registrando uma ocorrência de urgência junto à Energisa, onde de imediato o problema de interrupção de energia foi resolvido, a equipe foi até a comunidade na última segunda-feira (19) e a energia foi restabelecida. 

 

Esta solução é fruto de um trabalho contínuo da parlamentar pela região do distrito de Surpresa. Anteriormente, em dezembro de 2025, a parlamentar já havia formalizado um ofício, onde na indicação do documento, ela solicitava em caráter de urgência uma vistoria técnica e manutenção nas redes de alta e baixa tensão, abrangendo especificamente as áreas indígenas e rurais.

 

Entre as solicitações urgentes feitas pela parlamentar à concessionária estavam: a manutenção das redes de alta e baixa tensão; a poda de árvores próximas à rede elétrica para evitar curtos-circuitos; o aumento do número de transformadores e a substituição de fiação danificada; a troca de cruzetas e o posteamento em avenidas necessárias.

 

A equipe da Energisa esteve na comunidade na semana passada, onde resolveu os problemas de distribuição de energia na comunidade.

 

Foto: Reprodução/ALE-RO
Foto: Reprodução/ALE-RO
Equipe da Energisa durante ação (Foto: Assessoria parlamentar)

 

A resolução desta demanda reafirma o compromisso que a parlamentar mantém com os Povos Ribeirinhos e Indígenas. "Nossa missão é garantir que a segurança e a integridade dessas populações sejam respeitadas, assegurando que o acesso a serviços básicos como energia e água não seja interrompido por falta de manutenção", declarou deputada.

 

Texto e fotos: Assessoria parlamentar

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários