
Semad oferece suporte psicológico aos profissionais do município
A rotina do serviço público envolve diversas responsabilidades constantes, busca por resultados e, muitas vezes, pressão emocional dentro de casa. De acordo com a psicóloga da Semad, Andreza Barbosa, cuidar da saúde mental é essencial para prevenir o adoecimento e promover equilíbrio.
.jpg)
APOIO ESSENCIAL
Segundo ainda a psicóloga , o Departamento de Saúde Ocupacional da Semad, tem buscado desenvolver atividades que possam auxiliar na consciência da importância do autocuidado. Sintomas como cansaço excessivo, irritabilidade, ansiedade e desmotivação não devem ser ignorados. O plantão psicológico e as palestras educativas são fundamentais na rede de apoio aos servidores de diversas secretarias.
“Esse espaço é muito importante, pois o servidor atravessa por várias questões pessoais seja de casa ou do trabalho. Ter esse local aqui na Semad, que não é voltado apenas para esses servidores, é a porta de entrada para os servidores buscarem ajuda psicológica e que mostrar que você não está sozinho”, disse a servidora.
DIGNIDADE E BEM-ESTAR

A campanha lembra ainda que a saúde mental deve ser uma prioridade durante todo o ano, e não apenas em janeiro. O Janeiro Branco surge como um ponto de partida para fortalecer uma cultura organizacional baseada no respeito, na empatia e no cuidado com as pessoas.
“Buscar ajuda, buscar desenvolver uma rotina com esporte, alimentação e principalmente o sono. São algumas dicas que eu recomendo e se perceber algum sintoma procurar ajuda de um profissional para que essa situação seja acompanhada o quanto antes”, finaliza a psicóloga.
Texto:André Oliveira
Fotos:José Carlos
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)