
Entre os itens que serão distribuídos aos alunos estão fones abafadores de ruído, mordedores sensoriais e adaptadores de escrita

Os kits são compostos por materiais especialmente selecionados para auxiliar na concentração, na organização da rotina e no desenvolvimento das atividades escolares. Entre os itens que serão distribuídos aos alunos estão fones abafadores de ruído, mordedores sensoriais, adaptadores de escrita, lápis de cor hidrocor mais resistentes, aventais, giz de cera adaptado e outros apoios que contribuem para maior conforto e autonomia durante a aprendizagem.
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Com ambientes mais acessíveis e acolhedores, os alunos tendem a permanecer na escola com mais segurança e confiança, fortalecendo sua trajetória educacional. Segundo o secretário Municipal de Educação (Semed), Leonardo Leocádio, os kits de apoio pedagógico inclusivo chegam para garantir mais acolhimento, respeito e oportunidades reais de aprender.
COMPROMISSO COM A INCLUSÃO
A iniciativa também gera impactos positivos para famílias e profissionais da educação. Para a diretora da Escola Flor do Piquiá, Damares Carvalho, a iniciativa facilita a aplicação de práticas pedagógicas inclusivas, enquanto os familiares encontram apoio no acompanhamento da vida escolar dos estudantes.
Mais do que a entrega de materiais, a distribuição dos kits adaptados representa um compromisso com o respeito à diversidade e com o direito à educação de qualidade para todos, reafirmando que a inclusão é um elemento essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Texto:André Oliveira
Fotos:Hellon Luiz
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)