Terça, 13 de Janeiro de 2026
21°C 27°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Sem aumento da taxa do lixo, Porto Velho vira a página e entra em 2026 com obras, investimentos e responsabilidade fiscal

Relatório de gestão aponta reorganização institucional, uso de tecnologia, resposta à crise climática e ampliação de políticas ambientais no munic...

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
13/01/2026 às 13h21
Sem aumento da taxa do lixo, Porto Velho vira a página e entra em 2026 com obras, investimentos e responsabilidade fiscal
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

TRSD segue corrigida apenas pela inflação, enquanto a nova gestão consolida grandes projetos, amplia serviços e prepara a cidade para um novo ciclo de desenvolvimento 

Valor da taxa é corrigido anualmente com base na inflação
Valor da taxa é corrigido anualmente com base na inflação
A coleta e o descarte adequado do lixo urbano são custeados pela Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), tributo calculado com base no custo total do serviço prestado no ano anterior e rateado entre os munícipes conforme critérios como valor venal, localização, tamanho e tipo do imóvel. 

O valor da taxa é corrigido anualmente com base na inflação e tem como objetivo assegurar a manutenção e a eficiência do serviço em todo o perímetro urbano, rural e distrital do município, contribuindo diretamente para a melhoria contínua da qualidade de vida da população de Porto Velho. 

Na capital, a emissão da TRSD, cuja cobrança e pagamento são obrigatórios por lei, já está disponível aos contribuintes. O documento pode ser emitido de forma online, por meio do site oficial da Prefeitura de Porto Velho, ou presencialmente, em postos de atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda. 

A TRSD cumpre papel estratégico na sustentação de um sistema que envolve coleta regular, destinação adequada e manutenção da limpeza pública. Trata-se de uma política que garante cidade limpa, saúde pública preservada e respeito ao meio ambiente, sem improvisos e sem repasses adicionais ao cidadão.

Quem optar pelo pagamento em cota única até o dia 5 de fevereiro de 2026 garante 10% de desconto. Também há a opção de parcelamento em até 10 vezes, sem desconto, com a primeira parcela vencendo na mesma data. Cada parcela deve respeitar o valor mínimo de 1 UPF (R$ 108,52). 

Locais para emissão da TRSD 

Centro –Divisão de Atendimento da SEMFAZ
Av. Sete de Setembro, nº 744 – das 8h às 14h 

Zona Norte –Agência de Rendas da SEFIN
Av. Tiradentes, nº 3.361 (em frente ao Comando Geral da PM/RO) – das 7h30 às 13h30 

Zona Leste –Praça CEU
Rua Antônio Fraga Moreira, nº 1.706, bairro JK – das 8h às 14h 

Zona Leste –Tudo Aqui (IG Shopping)
Av. Amazonas, nº 8.338, bairro Tiradentes – das 10h às 20h 

Zona Sul –Biblioteca Viveiro das Letras
Av. Jatuarana, nº 5.068, bairro Cohab – das 8h às 14h

Texto:João Paulo Prudêncio
Fotos: Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários