Domingo, 28 de Dezembro de 2025
21°C 35°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

TESTE DE GUERRA: FAB realiza 1º exercício de tiro aéreo com canhão do caça F-39E Gripen

Durante o teste a aeronave foi avaliada em condições de alerta de defesa aérea em uma simulação de cenários reais

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: CNN Brasil
28/12/2025 às 15h35
TESTE DE GUERRA: FAB realiza 1º exercício de tiro aéreo com canhão do caça F-39E Gripen
Foto: Reprodução
A FAB (Força Aérea Brasileira) realizou o primeiro exercício de tiro aéreo com canhão do caça sueco F-39E Gripen, na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, na segunda-feira (8). No mês passado, a aeronave realizou o primeiro disparo do míssil Meteor, um dos mais letais da atualidade.
 
Um dos principais objetivos do exercício foi realizar o treinamento dos pilotos em missões de tiro aéreo, além de aprimorar o uso do canhão no F-39E. Durante o teste a aeronave foi avaliada em condições de alerta de defesa aérea em uma simulação de cenários reais.
 
O teste avaliou todo o processo de preparação das aeronaves até atingir o estado de prontidão, o tempo de reposicionamento após a missão e a efetividade do Gripen na detenção de alvos típicos da defesa aérea brasileira.
 
O canhão usado no caça F-39E Gripen é o Mauser BK-27, fabricado pela empresa alemã Rheinmetall, com calibre de 27 mm. A munição utilizada apresenta características traçante, explosiva e perfurante.
 
A munição foi otimizada para ter um melhor desempenho em cenários reais contra aeronaves de baixa performance e em missões de policiamento do espaço aéreo.
 
“O tiro real do canhão do F-39 Gripen era o último passo para que a aeronave atingisse sua plena capacidade operacional. Com esse exercício concluído com sucesso, o Gripen passa a reunir todas as condições para cumprir o Alerta de Defesa Aérea do Brasil uma missão estratégica, permanente e essencial para a proteção da nossa soberania”, destacou Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários