Domingo, 28 de Dezembro de 2025
21°C 35°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

NATURAL DA AMAZÔNIA: China supera o Brasil na produção mundial de peixe Tambaqui

Peixe originário da Amazônia ganha escala industrial no mercado internacional e se consolida como commodity da aquicultura

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Planeta 92 News
28/12/2025 às 15h34
NATURAL DA AMAZÔNIA: China supera o Brasil na produção mundial de peixe Tambaqui
Foto: Divulgação
Originário da Amazônia e tradicional na alimentação brasileira, o tambaqui deixou de ser um produto regional e passou a ocupar espaço de destaque no mercado mundial. Atualmente, a liderança na produção e exportação da espécie pertence à China, que superou o Brasil em volume produzido, apesar de o peixe ter origem em águas amazônicas.
Nas últimas décadas, o tambaqui foi introduzido e passou a ser cultivado em larga escala fora do território brasileiro. Com investimentos em tecnologia, produção intensiva e logística, o país asiático transformou a espécie em uma commodity da aquicultura global. O Brasil mantém relevância no setor, mas aparece atrás quando o critério é quantidade produzida.
O desempenho do tambaqui no mercado internacional está relacionado às suas características produtivas. A espécie apresenta crescimento rápido, alta resistência, boa adaptação a diferentes sistemas de criação e eficiente conversão alimentar. Além disso, a carne branca tem boa aceitação comercial e elevado rendimento no processamento industrial.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários