Segunda, 16 de Março de 2026
22°C 30°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Rio Acre atinge cota de alagação e Defesa Civil alerta população de Rio Branco

De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, o nível do manancial chegou a 14 metros às 9h, alcançando o limite considerado crítico para alagamentos na capital acreana.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: jornal AC24Horas.
27/12/2025 às 19h08
Rio Acre atinge cota de alagação e Defesa Civil alerta população de Rio Branco
Foto: Divulgação

O rio Acre atingiu 14 metros, segundo a Defesa Civil da prefeitura de Rio Branco, neste final de semana, alertando a população da capital daquele Estado. As informações foram divulgadas neste sábado pelo jornal AC24Horas. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, o nível do manancial chegou a 14 metros às 9h, alcançando o limite considerado crítico para alagamentos na capital acreana. 

Na primeira medição do dia, realizada às 5h26, o rio marcava 13,73 metros, ficando a apenas 27 centímetros da cota de transbordo, estabelecida em 14 metros. A rápida elevação do nível manteve os órgãos de monitoramento em estado de atenção ao longo da manhã.

Segundo a Defesa Civil, nas últimas 24 horas não houve registro de chuva na capital. Ainda assim, o volume elevado do rio reflete as precipitações intensas registradas nos dias anteriores, especialmente nas regiões das cabeceiras e em municípios do interior, cujas águas continuam chegando a Rio Branco. 

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, já ultrapassada desde a madrugada. O boletim é assinado pelo tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador municipal da Defesa Civil de Rio Branco. 

Durante a reportagem do AC 24 Horas, a equipe esteve na Rua Barbosa Lima, no bairro da Base, onde visitou uma residência ocupada por indígenas da etnia Kaxinawá. No local, a água já toma grande parte do imóvel, evidenciando a situação de vulnerabilidade enfrentada pelos moradores.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários