Sexta, 26 de Dezembro de 2025
21°C 23°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Com as fortes chuvas que atingem Rio Branco, acumulando 70 milímetros em poucas horas, o Rio Acre elevou o alerta da Defesa Civil

O nível do rio Acre está em elevação e requer atenção nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri e em Rio Branco, a capital do estado.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Por Emerson Barbosa
26/12/2025 às 15h24
Com as fortes chuvas que atingem Rio Branco, acumulando 70 milímetros em poucas horas, o Rio Acre elevou o alerta da Defesa Civil
Foto: AC 24 HORAS

As intensas chuvas em Rio Branco, entre quinta e o início da manhã desta sexta (26), com um acumulado de 70 milímetros, já provocam o aumento do nível do rio Acre. A Defesa Civil monitora o rio, que corta o estado e sua capital, em resposta às frequentes precipitações. Essa situação é típica do ‘verão amazônico’, caracterizado por chuvas mais volumosas e constantes na região Norte.

Imagem: Val Rocha

Com base em informações do tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, as chuvas intensas das últimas horas provocaram uma elevação rápida do nível da bacia hidrográfica que alimenta o manancial. O coordenador informou que o rio Acre, especialmente nas áreas de Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, já apresenta uma elevação significativa.

Imagem: Dhárcules Pinheiro-Sejusp – arquivo

A Defesa Civil alerta que a situação pode se agravar, pois a previsão do tempo para a semana indica um aumento das chuvas, o que pode causar uma elevação ainda maior. Com base em dados meteorológicos do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva persiste desde a madrugada na bacia do Acre, alimentada pelos “rios voadores”, e a previsão é que continue até as 13 horas de hoje, com possibilidade de mais chuva durante a noite.

Imagens: Jean Lopes-Defesa Civil – arquivo

O nível do Rio Acre está subindo gradativamente. Em Capixaba, o acumulado de chuva já ultrapassou 100 milímetros. Em Assis Brasil, o rio subiu pouco mais de 3 metros, enquanto em Brasiléia a elevação foi de 1 metro. Xapuri e Capixaba registraram uma elevação de 2,5 metros. Na capital, Rio Branco, a previsão indica uma subida de 2,28 metros. A preocupação em Rio Branco e nos municípios próximos à fronteira com a Bolívia é a iminente inundação de bairros, com os conhecidos e temidos alagamentos. Moradores criticam a aparente inércia das autoridades locais. “É uma situação que se repete anualmente, assim como a falta de infraestrutura. No Acre, estado e município se eximem da responsabilidade, transferindo a culpa para o governo federal quando a situação se agrava. Mas sabemos que a negligência é local, com a falta de ação para ajudar a população”, desabafa um morador de Xapuri.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários