
Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde construiu sua história seria oficialmente sua. Moradora do bairro Lagoinha desde 29 de setembro de 1978, ela guarda essa data como o início de uma vida de luta, pertencimento e resistência. Agora, sua história ganha um novo marco: 20 de dezembro de 2025, o dia em que recebeu o título definitivo do imóvel. Uma data que simboliza o fim do medo, o alívio que acalma o coração e a tranquilidade de quem, depois de tantos anos, pode finalmente ter a certeza de que a casa onde vive é sua. “Vou escrever uma nova história a partir de agora. Não tenho palavras para expressar a alegria de saber que vou receber o documento do meu terreno. Muito obrigada, que Deus abençoe a todos”, disse emocionada.
Foram entregues neste sábado (20) ao todo 350 títulos em mais de 40 bairros da cidade, entre eles Rosalina de Carvalho, Ulisses Guimarães, Planalto II, Nova Porto Velho.
As histórias de Maria do Carmo e Adenair refletem o impacto social da ação, que vai muito além da entrega de documentos, transforma a vida das famílias, fortalece a economia local e garante dignidade e segurança para as gerações atuais e futuras. “Isso não é uma entrega momentânea. Isso traz segurança, dignidade e um espaço para dizer que é seu, para esta e para as próximas gerações. Faz o dinheiro circular localmente, no mercado, na quitanda, no açougue, na farmácia, e dá acesso a crédito e financiamento que melhoram a nossa cidade como um todo, trazendo tranquilidade para o nosso povo porto-velhense”, explicou o prefeito Léo Moraes.
O secretário da SEMDEC, Raimundo Alencar, explicou que a Prefeitura vem reorganizando sua estrutura interna para garantir melhores resultados. “Realizamos uma reorganização administrativa, criando um departamento exclusivo para a oficialização da moradia, algo que antes não existia. Tínhamos apenas um núcleo; agora teremos um departamento mais amplo, com toda a equipe e os técnicos necessários para conduzir os projetos de regularização fundiária”, afirmou.
A entrega reforça o compromisso da Prefeitura de Porto Velho, que em apenas um ano já entregou mais de 2 mil documentos. Cada entrega é mais do que um papel: é uma vida de espera que se transforma em conquista, é a certeza de um lar seguro e a esperança renovada para o futuro de centenas de famílias.
Texto:Françoíse Almeida
Fotos:José Carlos
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)