Sexta, 19 de Dezembro de 2025
22°C 28°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Operação conjunta atua em regiões sob influência de grupos criminosos na Capital

A operação contou com apoio do GAECO/NUFAC/MP/RO, da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Polícia Penal Federal (SENAPPEN).

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Rondoniagora
18/12/2025 às 15h23
Operação conjunta atua em regiões sob influência de grupos criminosos na Capital
Foto: Divulgação

Uma organização criminosa com atuação em diversos bairros da capital é alvo de uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO).

A Operação Abscício, tem como objetivo desarticular células da facção responsáveis por crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo e a aplicação de sanções corporais impostas por meio do chamado “tribunal do crime”. As investigações apontaram que o grupo exercia controle territorial sobre áreas habitadas por mais de 81 mil pessoas.

No curso das apurações, a FICCO/RO identificou integrantes responsáveis pela coordenação de células territoriais, além de conselheiros que integram a cúpula decisória da organização criminosa. Também foi mapeada a atuação de um porta-voz, responsável por intermediar a comunicação entre a liderança estadual e as células locais.

Esse núcleo desempenhava funções estratégicas dentro da facção, incluindo a nomeação de lideranças, a comercialização de material bélico e a coordenação das atividades criminosas desenvolvidas nos bairros sob influência do grupo.

A decisão judicial, expedida pela 1ª Vara de Garantias do Tribunal de Justiça de Rondônia, autorizou o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão domiciliar, além do afastamento de sigilo. A operação contou com apoio do GAECO/NUFAC/MP/RO, da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Polícia Penal Federal (SENAPPEN).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários