Quarta, 17 de Dezembro de 2025
21°C 26°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Pedro Fernandes defende estado de calamidade para o leite e propõe CPI durante audiência pública em Ariquemes

Audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa reuniu produtores, entidades e autoridades para debater a crise no preço do leite em Rondônia.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: ALE-RO
17/12/2025 às 14h41
Pedro Fernandes defende estado de calamidade para o leite e propõe CPI durante audiência pública em Ariquemes
Deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) (Foto: Assessoria Parlamentar)

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na última segunda-feira (15), uma audiência pública realizada na Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA) para discutir a grave crise enfrentada pelos produtores de leite no estado. O encontro reuniu representantes do setor produtivo, entidades de classe e autoridades, e teve como foco o preço pago ao produtor e a falta de previsibilidade do mercado.

Durante a audiência, o deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) fez uma defesa firme do setor produtivo e apresentou encaminhamentos considerados centrais para enfrentar o problema. Em sua fala, o parlamentar destacou a necessidade de medidas imediatas e estruturantes.

“Eu acho muito viável a gente encaminhar e reunir com o Governo do Estado pra ele decretar o estado de calamidade pública do leite. Isso aí é uma das propostas viáveis”, afirmou.

Pedro Fernandes também defendeu mais transparência na formação do preço do leite em Rondônia e questionou a atuação do Conseleite, destacando a percepção dos produtores em relação ao mercado.

“Por mais que as indústrias falam que não interferem no mercado do leite no estado de Rondônia, não é o que a gente ouve pelos quatro cantos”, declarou.

O deputado relembrou experiências vividas no cooperativismo e apontou situações em que produtores ficaram reféns da indústria, com impactos diretos no preço pago ao produtor. “Então a realidade é essa, tem um monopólio, tem um mercado aí. […] Tudo se trava a preço. Preço do boi trava na Bolsa, preço da soja trava, preço do milho trava, e o produtor que consegue travar o preço do produto dele consegue fazer planejamento. E no leite não consegue.”

Pedro Fernandes também defendeu a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a formação do preço do leite no estado. “Eu sou a favor da gente abrir a CPI e averiguar. Se não deve nada, a gente só vai comprovar e tirar essa dúvida da cabeça do nosso produtor.”

Em sua fala, o parlamentar fez ainda um relato pessoal para reforçar sua ligação com a atividade leiteira. “Eu sou filho daquele seu João Mineiro, que tirava leite todo dia. […] Daquele tempo eu conheço o que é o leite, o que é um produtor de leite. E toda vida quem paga o preço é o produtor.”

Pedro Fernandes também destacou a importância do cooperativismo como alternativa para fortalecer o setor, citando exemplos de outros estados e experiências bem-sucedidas em Rondônia. Ele parabenizou as entidades organizadas que participaram da audiência, como Fetagro, Faperon, Apron e associações de produtores como a Girolando, ressaltando que a mobilização do setor é fundamental para avançar em soluções concretas.

Após a audiência, o deputado reforçou os encaminhamentos que serão levados à Assembleia Legislativa. “Fiz duas proposituras importantes aqui. Que o governo do estado decreta o estado de calamidade pública do leite, que foi uma proposta também dos produtores, e vamos abrir uma CPI para averiguar o ConceLeite e como é formada a base do preço do leite no estado de Rondônia”, afirmou.

Texto e foto: Assessoria Parlamentar

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários