O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpre agenda em Rondônia nesta terça-feira (16) com duas ações estratégicas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Porto Velho, o ministro Alexandre Padilha inaugura o Centro de Clima e Saúde de Rondônia (CCSRO), iniciativa vinculada ao programa AdaptaSUS. Já em Ji-Paraná, o ministro lança uma carreta de Saúde da Mulher, dentro do programa Agora Tem Especialistas, que amplia o acesso a atendimentos especializados.
Centro de Clima e Saúde em Porto Velho
A inauguração do CCSRO ocorre às 10h, na nova sede da Fiocruz Rondônia, antiga Faculdade de Rondônia – FARO, também entregue oficialmente nesta data. O centro é uma iniciativa alinhada às metas do Plano Setorial de Adaptação à Mudança do Clima (AdaptaSUS) e aos compromissos assumidos pelo Brasil no contexto da COP30.
O objetivo do Centro de Clima e Saúde é fortalecer a capacidade do SUS para enfrentar os impactos das mudanças climáticas sobre a saúde da população, como eventos extremos, doenças relacionadas ao clima e desafios ambientais que afetam diretamente a região amazônica. A unidade passa a integrar a rede nacional de vigilância, pesquisa e resposta em saúde climática.
Atendimento especializado chega a Ji-Paraná
No período da tarde, às 13h, o ministro segue para Ji-Paraná, onde lança uma nova carreta de Saúde da Mulher, que leva serviços especializados diretamente à população. A ação integra o programa Agora Tem Especialistas, do governo federal, criado para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias no SUS.
A carreta terá foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero, ampliando o acesso a exames essenciais, especialmente em regiões onde há maior dificuldade de atendimento especializado.