Terça, 16 de Dezembro de 2025
22°C 35°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Governo de RO consolida avanços na segurança pública em 2025 com redução de crimes e destaque nacional em investigações

Rondônia termina 2025 com grandes avanços na segurança públicaPara o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os resultados refletem a política de for...

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Secom Rondônia
15/12/2025 às 12h00
Governo de RO consolida avanços na segurança pública em 2025 com redução de crimes e destaque nacional em investigações
A ampliação do videomonitoramento e a presença de totens em pontos estratégicos contribuíram para diminuir ocorrências e aumentar a sensação de segurança da população

Rondônia termina 2025 com grandes avanços na segurança pública
Rondônia termina 2025 com grandes avanços na segurança pública

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os resultados refletem a política de fortalecimento das forças de segurança adotada desde o início da gestão. “Investimos em tecnologia, estrutura e valorização dos profissionais para que Rondônia continue sendo referência em segurança pública. O trabalho integrado das forças e o suporte do governo do estado têm garantido mais tranquilidade à nossa população”, evidenciou.

OPERAÇÕES INTEGRADAS

As ações integradas se refletiram em operações de grande porte, como a “Fecha Boca” e outras ofensivas contra o tráfico de drogas e o crime organizado, que resultaram em prisões, apreensões de armas e desarticulação de pontos de comercialização de entorpecentes. A atuação conjunta entre Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e órgãos de inteligência foi o pilar para o sucesso das ações.

Rondônia realizou apreensão histórica de 6 toneladas de drogas
Rondônia realizou apreensão histórica de 6 toneladas de drogas

Os números confirmam o impacto: entre janeiro e julho, as forças de segurança apreenderam cerca de 12,5 toneladas de entorpecentes, volume considerado recorde na história do estado. As ações de fronteira e operações urbanas integradas fortaleceram o combate ao narcotráfico e às facções criminosas que atuam na Região Norte.

Além das apreensões, Rondônia registrou redução em diversos indicadores criminais, especialmente em furtos, roubos e crimes contra o patrimônio. A ampliação do videomonitoramento e a presença de totens em pontos estratégicos contribuíram para diminuir ocorrências e aumentar a sensação de segurança da população.

DESTAQUE NACIONAL

Outro ponto de destaque foi o desempenho da Delegacia de Homicídios que consolidou Rondônia entre os estados com maiores índices de elucidação de homicídios do país, com 92% de resoluções de crimes, colocando o estado, segundo levantamento do Instituto Sou da Paz, em 2º lugar no ranking nacional. A modernização das delegacias, o investimento em perícia e a integração com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) e o Judiciário foram fatores decisivos para esse resultado.

Rondônia ficou em 2º lugar no ranking nacional em elucidação de homicídios no país
Rondônia ficou em 2º lugar no ranking nacional em elucidação de homicídios no país

EFICIÊNCIA E A INTEGRAÇÃO

O titular da Sesdec, Felipe Vital, reforçou que o foco é a eficiência e a resposta rápida. “As ações são planejadas com base em inteligência e o resultado disso é a redução de crimes e o enfraquecimento das organizações criminosas. Estamos colhendo os frutos de um trabalho técnico e contínuo”.

Com recordes de apreensões, redução de indicadores de criminalidade e reconhecimento nacional, Rondônia encerra 2025 consolidando avanços que colocam o estado entre os mais eficientes do país no enfrentamento ao crime, um resultado que é fruto direto de planejamento, investimento e integração entre as forças de segurança.

Fonte
Texto: Gerlen Oliveira
Fotos: Arthur Martins, Gulherme Ribeiro e Vinicius Braz
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários