
Promover esporte, lazer, cidadania e serviços essenciais à população. Esse tem sido o propósito do projeto PVH em Ação, idealizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), em conjunto com diversas pastas municipais e instituições parceiras. Na manhã deste sábado (13), a Vila Olímpica Chiquilito Erse foi palco da última edição especial do ano, marcando o encerramento oficial das atividades da pasta.
Nas quatros edições realizadas durante o ano, o projeto percorreu em diferentes regiões, sendo duas na Capital, na Praça Ceu, zona leste e no Parque Abobrão, zona Sul, além do distrito de Extrema e, agora, na Vila Olímpica Chiquilito Erse, em Porto Velho. As edições já resultam a marca de mais de 25 mil atendimentos, comprovando a adesão da população aos serviços ofertados. De acordo com o titular da Semtel, Paulo Moraes Júnior, a última edição do ano, realizada na Vila Olímpica, foi planejada estrategicamente, visando concentrar todas as atividades recreativas de esporte e lazer, além dos atendimentos de saúde e cidadania. Para ele, o número expressivo de atendimentos reforça o compromisso da gestão municipal com os porto-velhenses.
(1).jpeg)
A diretora executiva de Atividades Esportivas, Junaia Freitas destacou a importância da realização do projeto para as comunidades. “Nosso intuito foi oferecer o maior número de serviços para atender a população que tem dificuldade de acesso a esses, como a emissão de documentos, acesso à atendimentos clínicos e sociais. Neste ano tivemos um resultado muito positivo. Para se ter uma idade, em uma de nossas ações conseguimos emitir mais de 500 registros de identidade (RGs), que é uma demanda muito grande que identificamos. Nossos próximos passos é fortalecer e ampliar os serviços para outras zonas da Capital e nos distritos”, concluiu.
.jpeg)
O projeto conta com a participação de diversas secretarias e instituições parceiras que ofertam gratuitamente inúmeros serviços à população, entre elas a Semusa, com testes rápidos, aferição de pressão, vacinação, atendimento médico e odontológico, regulação do Cartão SUS, farmácia, distribuição de kits odontológicos e auriculoterapia; a Semias, responsável pela emissão e atualização do Cadastro Único, carteira da pessoa idosa, carteira da pessoa com TEA e ID Jovem; a Sema, com doação de mudas nativas; a Agevisa, com distribuição de preservativos, lubrificantes e cloro; a Sugesp, com emissão de segunda via de documentos como título de eleitor, CPF e certidões; o TRE, com emissão do primeiro título, revisão biométrica, atualização cadastral e certidões eleitorais; a Semdec, por meio do Sine Municipal, oferecendo orientação sobre carteira de trabalho digital, encaminhamento para vagas, elaboração de currículos e cadastro no sistema de intermediação de mão de obra; a Comcard, com emissão e segunda via de cartões estudantil e cidadão; o Sesc, com recreação e atividades educativas; o Senai, com apresentação de cursos; a Defensoria Pública, com orientações jurídicas; o Brasil Digital, com acesso gratuito à internet; além do Espaço Bem-Estar, com serviços de beleza, exposições como o Clube dos Fuscas, ações da Polícia Militar, Patrulha Maria da Penha, Polícia Mirim e Ambiental, Detran com atividades educativas de trânsito, apresentações da Patrulha Mirim e Bombeiro Mirim, e o Projeto Rua de Lazer e Semtel, oferecendo atividades recreativas, esportivas e divulgação dos pontos turísticos e históricos de Porto Velho.
.jpeg)
Durante toda a manhã houve uma intensa movimentação de pessoas nos variados tipos de serviços. Muitos aproveitaram o momento para checar se a saúde estava em dia. Foi o caso de dona Maria de Nazaré Gomes Martins, de 64 anos, que já participa das aulas de Pilates, por meio participa do Pilates, por meio do Programa Qualidade de Vida, na Vila Olímpica. Ela mora na zona Norte da cidade e fez questão de estar presente na ação pela primeira vez.
“Dei uma passadinha no médico, que me atendeu super bem. Na sequência, passei pela farmácia e peguei o meu remédio de pressão que estava com dificuldade em achar. Aproveitei também para aferir minha pressão e fiz o teste de glicemia. Graças a Deus tá tudo certo com minha saúde. Agora é só fazer o corte de cabelo para sair daqui mais bonita. Eu já participo das atividades de Pilates aqui na Vila, mas essa é a primeira vez que participo da ação, que está sendo maravilhosa, com muitos serviços e atendimentos rápidos para a população. A prefeitura está de parabéns por essa iniciativa. Pois esses serviços aproximam ainda mais a comunidade, principalmente àqueles que vêm de longe receber atendimento”, concluiu.
Do mesmo sentimento compartilha a dona de casa Érika Lene, que trouxe seus filhos para se divertirem nas atividades recreativas. Ela conta que obteve informações sobre a boa escovação de dente para as crianças e aproveitou para dar uma passadinha no stand da equipe do Departamento de Fomento ao Turismo (Defotur). Para Érika, essa foi uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os pontos turísticos da região.
“Um evento muito importante, em que meus filhos estão se divertindo com as atrações recreativas, eles prestarem bastante atenção sobre como escovar os dentes da forma correta. Além disso, fomos informados sobre os pontos turísticos da nossa cidade e isso é muito válido, principalmente para aqueles que ainda não conhecem lugares que fazem parte da nossa história. Essa foi mais uma opção de lazer para eu trazer a família num sábado diferente. A gestão está de parabéns”, afirmou.
ENCERRAMENTO
A programação segue no período da tarde com a promoção de torneios esportivos, jogos comunitários, aulas de alongamento e ginástica, brincadeiras e competições para jovens e crianças. Tudo organizado pela Semtel. A programação contará ainda com sorteios de brindes e uma moto novinha.
Texto:Jaqueline Malta
Fotos:Jaqueline Malta
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)