
O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) prevê uma terça-feira de céu nublado e condições favoráveis à chuva em diversas regiões de Rondônia. Para esta terça-feira, 2 de dezembro de 2025, o órgão aponta instabilidade atmosférica em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Porto Velho, típica do período de chuvas na Amazônia.
De acordo com informações apuradas pelo Portal Guajará, em Guajará-Mirim, a previsão indica predomínio de nebulosidade ao longo do dia, com possibilidade de tempestades principalmente entre a manhã e o início da tarde. As temperaturas variam entre 23°C e 30°C, mantendo sensação de abafamento.
Já em Nova Mamoré, o tempo também amanhece fechado. O Censipam destaca maior probabilidade de chuva durante a tarde, podendo ocorrer trovoadas isoladas. Ao anoitecer, a instabilidade aumenta e não estão descartadas precipitações mais intensas. As temperaturas ficam entre 22°C e 31°C.
A capital Porto Velho segue o mesmo padrão, com períodos de céu nublado e pancadas de chuva em diferentes momentos do dia. A máxima pode chegar a 31°C, enquanto a mínima fica na casa dos 25°C. O volume de nuvens permanece elevado durante todo o período.
Para todo o estado, o Censipam reforça que a combinação de calor e umidade favorece a formação de áreas de chuva, o que inclui risco de trovoadas isoladas. Os ventos devem permanecer fracos, sem mudanças significativas nas condições de tempo.