
Uma sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia,m (Alero), proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin, foi realizada na última quinta-feira (27), em São Miguel do Guaporé.
Na oportunidade, a juíza de Direito Sophia Veiga de Assunção foi homenageada com a outorga do Título Honorífico de Cidadã Honorária do Estado de Rondônia, em reconhecimento ao relevante papel que desempenha na consolidação da paz social, na defesa dos direitos fundamentais e na contribuição à Justiça e à sociedade rondoniense.

Juíza discursa durante sessão solene da Assembleia Legislativa no Fórum de São Miguel do Guaporé (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)
Também foram agraciados com a medalha do Mérito Legislativo os policiais militares 3º sargento Éder Sten Schneider, 3º sargento Jairo Rocha Brito, cabo Marcos Vinicius do Prado Santos e cabo Leonildo Ribeiro de Freitas. Eles foram reconhecidos pelos relevantes serviços prestados ao estado de Rondônia, especialmente pela participação em uma bem-sucedida ação da Polícia Militar no município de Costa Marques, que resultou na apreensão de grande quantidade de drogas.

Homenageados
O deputado Ismael Crispin agradeceu a presença de todos e destacou que não apenas a juíza Sophia, mas também seu esposo, merecem ser homenageados pela decisão de virem para São Miguel do Guaporé e prestarem um grande serviço ao município e a Rondônia. Ele também enfatizou o trabalho dos policiais militares em um estado com vasta faixa de fronteira.

“Poder homenagear os policiais Schneider, Jairo, Marcos e Leonildo é uma honra. O trabalho que os senhores fazem, e esta medalha, representam o reconhecimento pela bravura de vocês. Já você, Sophia, Rondônia é o estado que te abraçou, e fizemos isso com muito orgulho. Parabenizo a nossa mais nova rondoniense”, ressaltou o parlamentar.
O primeiro a se pronunciar foi o tenente-coronel Adriano de Jesus Pazinato, comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar de São Miguel do Guaporé. Ele destacou que já havia morado no município e que retornou por gostar muito da localidade. Também agradeceu a iniciativa do deputado Ismael Crispin, que reforça a importância do trabalho desenvolvido pelos policiais militares.

O presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Guaporé, Jair Silva Gomes, elogiou a atuação da juíza e adiantou que ela será homenageada com o título de Cidadã Miguelense, em fevereiro de 2026.

O prefeito do município, Edilson Crispin Dias, destacou o fato de a juíza Sophia ter escolhido São Miguel do Guaporé para atuar. Ele lembrou ainda que esta é a primeira vez que o Parlamento estadual realiza uma sessão solene na cidade. O prefeito salientou, também, que a Polícia Militar está completando 50 anos de atuação em Rondônia e que a homenagem aos policiais é uma forma de reconhecer o trabalho desempenhado pela corporação.

O representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dionei Geraldo, ressaltou que, se hoje o município conta com uma segunda entrância, isso se deve ao trabalho da juíza Sophia. Para ele, o título de cidadã honorária concedido à magistrada é uma justa honraria pelo trabalho desenvolvido. “Que Vossa Excelência continue conosco, pois a advocacia ganha e toda a comunidade também”, declarou.

O defensor público Antônio Rogério de Sousa elogiou o trabalho da juíza Sophia e informou que está dialogando com o Poder Judiciário para que o município conte com um segundo promotor de Justiça.
O juiz Thiago Gomes, da 2ª Vara de São Miguel do Guaporé, afirmou que, com a escolha da juíza Sophia por atuar no município, todos foram beneficiados, em razão do vasto conhecimento jurídico que ela possui. “Você não nasceu aqui, mas a sua alma é rondoniense”, declarou à homenageada.
Emoção
A professora Maria José, mãe da juíza, também fez uso da palavra e relatou que, ao saber que a filha viria para São Miguel do Guaporé, precisou procurar no mapa onde ficava a cidade.

“Eu não fazia ideia de que Rondônia era um lugar tão avançado e, quando conheci São Miguel e as pessoas, pensei: ‘ela está em casa’”, contou.

Por fim, o momento mais aguardado foi a fala da homenageada. A juíza Sophia afirmou que receber o Título de Cidadã Honorária de Rondônia é a chancela de um chamado. Em tom emocionado, fez um relato de sua trajetória desde a infância no interior do Nordeste, passando pela formação acadêmica, até a vinda para Rondônia.

Texto: Ivanilson Frazão I Jornalista Secom ALE/RO
Fotos: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO