Terça, 16 de Dezembro de 2025
22°C 35°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

PF intercepta venda clandestina de diamantes e prende quatro pessoas em flagrante em RO

Grupo foi flagrado em plena negociação ilegal de diamantes durante ação de inteligência na zona rural de Espigão D’Oeste/RO

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: PF/RO
21/11/2025 às 09h25
PF intercepta venda clandestina de diamantes e prende quatro pessoas em flagrante em RO
Foto: Divulgação

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na tarde de quarta-feira (19/11), quatro pessoas envolvidas em negociação clandestina de diamantes, em uma propriedade localizada na zona rural do município de Espigão D’Oeste/RO. A ação ocorreu em decorrência de trabalho de inteligência, que indicava a realização iminente de transação ilegal de recursos minerais pertencentes à União.

Os policiais federais acompanharam a chegada dos envolvidos em dois veículos e constataram o encontro do grupo no local, sendo procedida à abordagem que resultou na apreensão de 84 pedras translúcidas, possivelmente diamantes, além de aparelhos celulares e dos veículos utilizados.

Entre os detidos estão pessoas com histórico de envolvimento em procedimentos relacionados ao comércio ilegal de diamantes e liderança indígena de etnia local.

Os fatos apurados caracterizam, em tese, o crime de usurpação de bens da União, tipificado no art. 2º, §1º, da Lei nº 8.176/91, sem prejuízo de outras infrações que possam ser identificadas no curso da investigação.

O material apreendido, os veículos e os envolvidos foram encaminhados à base Roosevelt da Polícia Federal, situada em Pimenta Bueno/RO, onde foi lavrado auto de prisão em flagrante. Os presos serão submetidos aos procedimentos legais e permanecem à disposição da Justiça.

As investigações prosseguem com a análise do material apreendido e o aprofundamento das apurações para identificar outros possíveis envolvidos e conexões criminosas. Os investigados poderão responder por crimes contra o patrimônio da União e por associação criminosa, dentre outros delitos que venham a ser caracterizados.

A Polícia Federal reafirma seu compromisso com a proteção dos bens públicos e o combate à extração ilegal de recursos minerais, sobretudo na região amazônica, zelando pela integridade do patrimônio nacional e pelo respeito aos direitos dos povos originários e ao meio ambiente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários