Terça, 15 de Setembro de 2026
20°C 36°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Proposta do deputado Ismael Crispin assegura certidões em braile e áudio para pessoas com deficiência visual

Nova legislação assegura que pessoas com deficiência visual tenham compreensão integral e independente do conteúdo de documentos fundamentais.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: ALE-RO
19/11/2025 às 08h51
Proposta do deputado Ismael Crispin assegura certidões em braile e áudio para pessoas com deficiência visual
Parlamentar é autor da nova lei (Foto: Arquivo I Secom ALE/RO)

A garantia de direitos também passa pela forma como as pessoas acessam suas próprias histórias. Pensando nisso, foi sancionada no último dia 12 de novembro, pelo governador Marcos Rocha (União Brasil), a Lei 6.222/2025, de autoria do deputado estadual Ismael Crispin, que obriga os cartórios do estado a disponibilizar certidões de nascimento, casamento e óbito em braile ou arquivo de áudio, sempre que solicitado.


A nova legislação assegura que pessoas com deficiência visual tenham compreensão integral e independente do conteúdo de documentos fundamentais da vida civil. O texto prevê que os arquivos sonoros serão acessados via QR Code impresso na certidão, enquanto as versões em braile poderão ser retiradas presencialmente ou enviadas por via postal.

Continua após a publicidade
Anúncio


Além disso, os cartórios deverão fixar avisos informativos, inclusive em braile, comunicando claramente ao público que estas versões acessíveis estão disponíveis. Para o deputado Ismael Crispin, a medida representa um avanço necessário. “Incluir é permitir que cada pessoa exerça sua cidadania sem barreiras. Esta lei garante autonomia aos deficientes visuais e reforça nosso compromisso com uma sociedade mais justa e acessível”, destacou.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

A Lei 6.222/2025 entra em vigor 30 dias após sua publicação.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Texto: Laila Moraes I Jornalista
Foto: Assessoria parlamentar

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários