Quinta, 18 de Dezembro de 2025
20°C 32°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Cláudia de Jesus destaca importância de nova lei que dispensa perícia do INSS para pessoas com doenças irreversíveis

Nova regra elimina reavaliações periódicas para HIV, Alzheimer, ELA, Parkinson e outras condições permanentes.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: ALE-RO
17/11/2025 às 16h12
Cláudia de Jesus destaca importância de nova lei que dispensa perícia do INSS para pessoas com doenças irreversíveis
Deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) (Foto: Assessoria Parlamentar)

A vida de milhões de brasileiros que vivem com doenças incuráveis ganhou mais segurança e menos burocracia com a publicação da Lei 15.157/2025, que dispensa perícias médicas de revisão para quem possui deficiências permanentes, irreversíveis ou irrecuperáveis. A medida alcança beneficiários do auxílio-doença e aposentadoria por incapacidade permanente.

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) destacou o avanço social representado pela medida e a sensibilidade do governo federal na garantia de direitos.

“Essa mudança representa dignidade. O presidente Lula demonstra, mais uma vez, que governar é cuidar de gente. Não faz sentido exigir que pessoas com doenças permanentes sejam submetidas a revisões que só geravam sofrimento e insegurança. É um marco para milhões de famílias”, afirmou.

Com a nova regra, quem apresenta laudo médico definitivo, comprovando a natureza irreversível da condição, não será mais obrigado a comparecer às reavaliações periódicas do INSS. A dispensa vale para doenças como HIV/AIDS, Síndrome de Down, Alzheimer, esclerose lateral amiotrófica (ELA), Parkinson, transtorno do espectro autista (TEA) e outras enfermidades de caráter permanente.

A atualização altera a Lei de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/1991) e reduz a sobrecarga do sistema de perícias, além de evitar deslocamentos, custos e desgaste emocional para famílias que já convivem com diagnósticos definitivos. A estimativa é que mais de quatro milhões sejam beneficiados.


Texto e foto: Assessoria Parlamentar

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários