A PM foi informada sobre uma briga de várias pessoas no bar no bairro Setor 08 e que um homem havia efetuado um disparo de arma de fogo, e fugido do local numa caminhonete Hilux. Durante o deslocamento para o atendimento desta ocorrência, a guarnição se deparou com o suspeito e realizou o acompanhamento, deu ordem de parada e emitiu sinais sonoros e luminosos, porém neste primeiro momento o condutor não obedeceu às ordens.
Quando o condutor parou o veículo, foi iniciada a verbalização para que os ocupantes saíssem do carro e que o condutor o desligasse. Após muita insistência o condutor abaixou os vidros, mas se recusava a desembarcar, neste momento os militares visualizaram uma arma de fogo próximo ao câmbio de marcha, então eles agiram rápido e conseguiram abrir a porta e desligar o veículo.
A passageira acatou a ordem e saiu do carro, porém o condutor ainda se recusava a sair e foi necessário o uso progressivo da força. Além da espingarda calibre 12, a qual o agente não possuí documento de autorização para o porte do armamento, havia dentro do veículo várias latas vazias de cerveja e uma caixa térmica com latas lacradas de cerveja. O condutor apresentava sinais de embriaguez e se recusou a realizar o teste do etilômetro, sendo realizado para esta situação o Termo de Constatação de embriaguez.
Questionados sobre a situação de disparo, a mulher alegou que um grupo de pessoas estava a agredindo e que seu irmão efetuou o disparo para cessar a agressão e depois fugiram do local. No bar, as testemunhas negaram este fato e informaram que o casal chegou no bar e iniciou a briga. Diante dos fatos, os agentes foram conduzidos à Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) para medidas que o caso requer.
Texto: P-5 do 7º BPM / cabo PM Dos Anjos
Mín. 22° Máx. 29°