
A Diocese de Guajará-Mirim recebeu, na manhã desta sexta-feira, 7 de novembro, o anúncio oficial da transferência de Dom Benedito Araújo, atual Bispo Diocesano. A decisão foi comunicada pela Nunciatura Apostólica no Brasil, por orientação direta da Santa Sé, e confirma que Dom Benedito assume sua nova missão episcopal na Diocese de Campo Maior (PI).
Dom Benedito esteve à frente da Diocese de Guajará-Mirim desde 2011, conduzindo a Igreja local com firmeza pastoral, zelo missionário, presença entre o povo e profunda dedicação às comunidades urbanas, ribeirinhas e indígenas, características marcantes da região amazônica.
Durante sua trajetória em Guajará-Mirim, Dom Benedito se destacou pela promoção da evangelização, pelo incentivo às vocações religiosas, pela valorização da pastoral social e pelo cuidado espiritual do povo, levando a mensagem do Evangelho com simplicidade, sabedoria e proximidade.
A Diocese expressa sentimentos de gratidão pelo seu ministério fecundo, sua disponibilidade pastoral e seu testemunho de fé, que marcaram profundamente a caminhada da Igreja local.
Natural do Maranhão, dom Benedito Araújo tem uma caminhada marcada pela dedicação à formação, à educação e à missão pastoral. Iniciou seus estudos na Escola Reunida São José, na Maioba do Mocajutuba, município de Paço do Lumiar, e seguiu sua formação básica em instituições estaduais de ensino, concluindo o curso técnico em Saúde, na área de Eletroencefalograma, em 1981.
Ingressou no então Centro de Estudos Teológicos do Maranhão (CETEMA), atual Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), onde cursou Filosofia e Teologia entre 1985 e 1990. Buscando aprofundar sua formação, participou, em 1991, do Curso de Formadores de Seminários de Formação Sacerdotal, promovido pelo CELAM e pela OSLAM, em Buenos Aires. É especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e mestre em Ecumenismo pelo Institutum de Studiis Oecumenicis do Pontifício Ateneu Antonianum, em Veneza, na Itália.
Incardinado na arquidiocese de São Luís (MA), foi ordenado diácono em 29 de junho de 1991 e presbítero em 17 de novembro do mesmo ano. Em março de 2011, o então Papa Bento XVI o nomeou bispo coadjutor de Guajará-Mirim (RO). Recebeu a ordenação episcopal em junho daquele ano, em São Luís, e tomou posse na diocese em dezembro.
Antes do episcopado exerceu ampla atuação na arquidiocese de São Luís, especialmente na formação de seminaristas e na animação vocacional. Foi promotor vocacional, reitor do Centro Vocacional Cura D’Ars e do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, além de coordenador arquidiocesano de pastoral. Atuou também como pároco nas paróquias Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac, Sagrada Família, no Maiobão, e Divino Espírito Santo, no bairro Liberdade.
Lecionou em escolas particulares da capital maranhense e no Centro Teológico Maranhense, nas áreas de Ecumenismo, Diálogo Inter-religioso, Sacramentos e Teologia das Tradições Religiosas. Dom Benedito também integrou o Conselho Presbiteral, o Colégio dos Consultores e a Associação Nacional dos Presbíteros (ANP), além de colaborar com diversas pastorais, em âmbito regional, entre elas a Pastoral da Terra, a Pastoral da Juventude e a Comissão Regional de Ecumenismo (COREC).
No regional Noroeste da CNBB, atuou ainda como secretário executivo.