Sexta, 19 de Dezembro de 2025
22°C 28°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Defesa Civil Municipal realiza pit stop para orientar a população em caso de enchentes

Ação preventiva busca conscientizar motoristas sobre atitudes seguras durante o período de chuvas intensas

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
04/11/2025 às 12h10
Defesa Civil Municipal realiza pit stop para orientar a população em caso de enchentes
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

A Superintendência Municipal de Defesa Civil (SMDC) realizou, nesta terça-feira (4), um pit stop educativo na avenida Jorge Teixeira com Carlos Gomes, em frente à rodoviária da capital, com o objetivo de orientar a população sobre como agir em situações de enchentes e alagamentos. A iniciativa faz parte das ações preventivas da Operação Inverno 2025, que visa preparar a comunidade para o período de maior incidência de chuvas.

Durante a ação, equipes da Defesa Civil abordaram motoristas e motociclistas, distribuindo cartilhas com dicas de segurança. Os agentes também explicaram a importância de não enfrentar áreas alagadas, buscar locais seguros e acompanhar os alertas oficiais emitidos por SMS e redes sociais.

Segundo Marcos Berti, ações educativas como essa são fundamentais para reduzir os impactos das chuvas
Segundo Marcos Berti, ações educativas como essa são fundamentais para reduzir os impactos das chuvas
Segundo o superintendente da SMDC, Marcos Berti, ações educativas como essa são fundamentais para reduzir os impactos das chuvas. O órgão reforça que a partir de agora, será o período o mais crítico em relação a temporais e alagamentos, exigindo atenção redobrada de todos.

“O pit stop é uma forma rápida e eficaz de levar informação diretamente às pessoas. A prevenção começa com a conscientização, e cada atitude pode fazer a diferença em momentos de emergência. A gente está vivendo um momento com forte chuva, ventos, árvores caídas, rachaduras e diversas outras situações perigosas, por isso é muito importante o cuidado por parte dos porto-velhenses”, enfatizou.

EDUCAÇÃO PREVENTIVA

Cartilha reúne orientações práticas e acessíveis
Cartilha reúne orientações práticas e acessíveis
Foi realizada a distribuição de uma cartilha informativa que contém orientações sobre como agir antes, durante e depois de enchentes e alagamentos. A cartilha reúne orientações práticas e acessíveis, com dicas de como identificar áreas de risco, montar um plano familiar de emergência, desligar a energia elétrica em caso de inundação e manter-se informado por canais oficiais.

Outro ponto importante na cartilha é referente à pós-enchente. É imprescindível a espera da confirmação das autoridades que é seguro voltar para casa. Em seguida verificar a estrutura do imóvel antes de entrar. Além disso, desinfetar áreas afetadas com água sanitária.

Defesa Civil Municipal reforça que, em caso de emergência, os moradores devem acionar imediatamente o órgão
Defesa Civil Municipal reforça que, em caso de emergência, os moradores devem acionar imediatamente o órgão
“Queremos que a população saiba exatamente o que fazer antes, durante e depois das chuvas. Quando todos conhecem os riscos e sabem como agir, conseguimos evitar tragédias e salvar vidas. A Defesa Civil segue sempre atenta às situações da nossa cidade e vamos continuar com esse monitoramento. Vale destacar que se a população precisar, pode entrar em contato”, completou Marcos Berti.

CONTATOS DE EMERGÊNCIA

A Defesa Civil Municipal reforça que, em caso de emergência, os moradores devem acionar imediatamente o órgão pelo telefone 199 ou (69) 98473-2112, Corpo de Bombeiros pelo 193, Polícia Militar pelo 190 e ainda Samu no 192. Em situação de risco, ações rápidas e conscientes podem salvar vidas.

Texto:André Oliveira
Fotos:André Oliveira

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários