A Federação de Judô de Rondônia - FEJUR, presidida por Antônio Carlos Tenório (Sensei Paraná), instituiu, no último domingo (24), mediante autorização da Confederação Brasileira de Judô(CBJ), a comissão estadual de graus para fazer avaliação de novos faixas pretas.
O grupo é formado pelos professores: Christian Novais Schotten (5° Dan), Valdemar Borges da Silva (4° Dan) e Haroldo de Lima Arouca (4° Dan). Foi realizado o exame de graus com a aplicação de avaliações de três diferentes katas, de técnicas de projeção, imobilizações, estrangulamentos e chaves de braço.
Ao final de um dia intenso de avaliações foram aprovados os seguintes judocas entre 1° Dan (shodan), 2° Dan (nidan) e 3° Dan (sandan): Para 3° dan (SANDAN): Franklin Pereira do Nascimento; no 2º Dan(NIDAN): Alexandre Trajano dos Santos Ferreira, Ângelo Rafael da Silva Cruz, Diego Francisco dos Santos Reis, Gleidson dos Santos Rodrigues, Handerson Carvalho Neves.
Para o 1º Dan (SHODAN): Alexandre Passos Nascimento, Andervan Aguiar de Lima, Gabriel Dias Barroso, Isabelle Tourinho Hayden, Juacy dos Santos Loura Junior, Lucas de Tarso Savino Nogueira, Rafael Lucas Dias Barroso, Robisson Alencar De Souza, Suhelen Fernanda Gonçalves Miller e Wyllgner França de Amorim.
O Presidente da FEJUR Sensei Paraná frisou que foi a primeira vez que uma banca formada por professores exclusivamente de Rondônia avaliou o Ju no Kata para promoção ao 3° Dan e que também procedeu a avaliação de tantos outros candidatos ao 2° e 1° Dan com a apresentação de seus respectivos katas.
“A ata com o nome dos aprovados será enviada para a CBJ para que os novos faixas pretas e graduados possam fazer a valer as prerrogativas e ter seus cadastros incluídos as respectivas promoções. A FEJUR parabeniza os aprovados, dando as boas-vindas aos que galgaram a faixa preta e reafirma o compromisso com os graduados, da responsabilidade de zelar pela filosofia do judô pensada pelo Sensei Jigoro Kano, criador do Judô”, declarou.
Esse ano a FEJUR além dos campeonatos já incluídos no calendário de 2022, pretende inovar com a primeira competição de kata.