O Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal de Rondônia (Unir), lançou nota de repúdio na última segunda-feira (25), sobre a situação da linha Campus Unir, que leva os estudantes até o centro universitário. Ontem, apenas um ônibus fazia o trajeto, hoje (26), mais dois micro-ônibus passaram a atender a frota, mas mesmo assim não foi o suficiente.
A nota da entidade afirma que a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) não cumpriu com o acordo de atender a comunidade acadêmica. Por isso, muitos dos estudantes deixaram de ir à universidade.
“No primeiro dia de retorno presencial na UNIR, vários estudantes chegaram atrasados ou se recusaram a arriscar suas vidas utilizando um transporte com risco sanitário em vistas da covid-19”, diz um trecho do comunicado.
Quem também se pronunciou foi a Universidade Federal de Rondônia. Em nota, a Unir disse que já havia contatado a Semtran em dezembro de 2021 sobre a necessidade do transporte coletivo para a comunidade acadêmica.
No documento, a Unir afirma que por “questões de ordem técnica na empresa tornou necessário o adiamento, disponibilizando apenas um ônibus” no primeiro dia de aula.
Após os manifestos, a Semtran aumentou a frota com mais dois veículos, porém, esses são micro-ônibus, o que não é suficiente para atender a demanda.