Domingo, 21 de Dezembro de 2025
23°C 33°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Vitória: Delegado Camargo pressiona e Governo garante emissão de GTA e CAR no Soldado da Borracha

A definição ocorreu durante comissão geral realizada na sessão ordinária da Assembleia Legislativa.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: ALE-RO
26/09/2025 às 07h36
Vitória: Delegado Camargo pressiona e Governo garante emissão de GTA e CAR no Soldado da Borracha
Delegado Camargo durante sessão legislativa (Foto: Secom ALE/RO)

O impasse enfrentado pelos moradores da Estação Ecológica Soldado da Borracha, em Cujubim, começa a ser solucionado. Após atuação do deputado Delegado Camargo (Republicanos), o governo do estado se comprometeu a viabilizar a emissão do Guia de Transporte Animal (GTA) e do Cadastro Ambiental Rural (CAR), documentos essenciais para os produtores da região.

 

A definição ocorreu durante comissão geral realizada na sessão ordinária da Assembleia Legislativa, no dia 24 de setembro. Na ocasião, o presidente da Idaron confirmou que a autarquia está autorizada a liberar as documentações, que vinham sendo negadas mesmo após a aprovação do Decreto Legislativo 2.899/2025, que suspendeu os efeitos do Plano de Desocupação dos Semoventes na Estação Ecológica Soldado da Borracha.

 

As restrições impostas pelo plano haviam causado sérios prejuízos a centenas de famílias, que ficaram impedidas de movimentar e comercializar seu rebanho, gerando insegurança e instabilidade econômica. Apesar da decisão legislativa, relatos de produtores indicavam que os entraves persistiam, com a recusa na emissão da GTA e do CAR.

 

Com o novo posicionamento do Governo, resultado direto da pressão exercida pelo deputado Delegado Camargo, a expectativa é de que o impasse seja definitivamente superado, assegurando aos moradores o pleno exercício de suas atividades e restabelecendo a segurança jurídica da comunidade.

 

Texto: Welik Soares I Jornalista
Foto: Secom ALE/RO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários