Sábado, 20 de Dezembro de 2025
19°C 29°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Prefeitura de Porto Velho fortalece laços de humanidade com o serviço Família Acolhedora

Iniciativa garante proteção e cuidado a crianças e adolescentes

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
25/09/2025 às 09h51
Prefeitura de Porto Velho fortalece laços de humanidade com o serviço Família Acolhedora
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

Crianças e adolescentes precisam de mais do que abrigo: precisam de um lar que ofereça carinho, proteção e esperança. Em Porto Velho, o serviço Família Acolhedora, mantido pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), é a oportunidade de transformar essa necessidade em realidade.

O serviço foi instituído no município em 2017. A família acolhedora não adota, ela recebe temporariamente uma criança ou adolescente até que a Justiça decida sobre o retorno à família de origem ou adoção definitiva. Durante esse período, a família se torna referência de cuidado, afeto e convivência saudável.

Mais do que um teto, oferece um espaço de paz, compreensão e valores, ajudando a criança ou adolescente a enxergar que o mundo pode ser diferente e cheio de oportunidades. É um exercício de solidariedade que fortalece laços de humanidade e cidadania.

QUEM PODE PARTICIPAR

Candidatos passam por avaliações e capacitação realizadas pela equipe da Semias
Candidatos passam por avaliações e capacitação realizadas pela equipe da Semias
Podem se candidatar pessoas maiores de 21 anos, que residam em Porto Velho, tenham condições adequadas de moradia e disponibilidade emocional para acolher. É importante ressaltar que os candidatos não podem estar inscritos no Cadastro Nacional de Adoção.

Antes de ingressar no programa, todos passam por avaliações e capacitação realizadas pela equipe da Semias, garantindo que o acolhimento seja feito de forma segura, responsável e respeitosa.

Os interessados devem procurar a sede da Semias, na avenida Pinheiro Machado, nº 1718, bairro São Cristóvão, de segunda a sexta-feira, ou entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (69) 98473-6021. No local, a equipe técnica orienta sobre cada etapa da inscrição.

UM GESTO QUE MUDA DESTINOS

Lucília Muniz de Queiroz reforça que cada família que abre as portas de sua casa, abre também caminhos de esperança
Lucília Muniz de Queiroz reforça que cada família que abre as portas de sua casa, abre também caminhos de esperança
A secretária municipal de Inclusão e Assistência Social, Lucília Muniz de Queiroz, reforça que cada família que abre as portas de sua casa, abre também caminhos de esperança.

“Receber uma criança ou adolescente é oferecer mais do que abrigo material. É mostrar que o amor existe, que há pessoas dispostas a cuidar sem pedir nada em troca, a estender a mão no momento mais difícil. Esse gesto simples pode mudar para sempre a vida de quem é acolhido”, destacou.

O serviço Família Acolhedora é, acima de tudo, um convite ao amor em movimento. É a prova de que um lar pode resgatar sorrisos e devolver à infância o direito de sonhar. Em cada abraço dado, em cada palavra de carinho, nasce a certeza de que solidariedade é capaz de mudar destinos.

Texto:Fábio Valderez
Foto:Leandro Morais/ Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários