Sexta, 19 de Dezembro de 2025
22°C 28°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Robôs de “sites de notícia” estão em xeque em Rondônia

Quase todos os sites são recém criados, sem história alguma e sem endereço fixo e estavam recebendo valores considerados altos.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Rondôniagora
15/09/2025 às 16h09
Robôs de “sites de notícia” estão em xeque em Rondônia
Foto: Divulgação

Aproximadamente 40 sites de notícia foram retirados da lista da publicidade do governo do estado devido à suspeita de que estariam usando robôs para aumentar a quantidade de visualizações. Quase todos os sites são recém criados, sem história alguma e sem endereço fixo e estavam recebendo valores considerados altos.

A denúncia de fraude no número de acessos de determinados sites de notícia causados pelo uso excessivos de robôs chegou ao Ministério Público do Estado (MPE) e à Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). A maioria é formada por sites desconhecidos.

O novo secretário de Comunicação, Renan Fernandes, determinou que os sites suspeitos de utilizarem robôs sejam retirados da lista da publicidade até a agência que atende o governo de Rondônia apurar o que de fato está acontecendo.

Inicialmente a agência constatou que alguns dos sites que tiveram a mídia suspensa, além de não terem endereço fixo, não têm nem mesmo jornalista responsável. Diante do escândalo a agência suspendeu o envio de publicidade institucional para esses sites.

Um dos fatos que está sendo apurado pela agência é que os robôs estariam sendo acionados de madrugada, quando as visualizações fraudulentas são computadas nos sites suspeitos. A agência está verificando os horários das visualizações.

O secretário de Comunicação foi convocado pelo Ministério Público para prestar esclarecimentos sobre a denúncia de fraude praticada por proprietários de sites. O MPE acompanha passo a passo essa nova fase.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários