Domingo, 21 de Dezembro de 2025
23°C 33°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

INSS divulga edital para contratação de novo PREVBarco em Rondônia para atender região de fronteira

A unidade móvel do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Rondônia vai atender a população que vive às margens dos rios Marmoré e Guaporé

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Com informações do Rondôniagora
13/09/2025 às 12h55 Atualizada em 13/09/2025 às 13h01
INSS divulga edital para contratação de novo PREVBarco em Rondônia para atender região de fronteira
Foto: Divulgação

Uma área isolada com aproximadamente 67 mil habitantes, dos quais a maioria é de comunidades rural, indígena e quilombola. Esse é o principal público beneficiado pela retomada do projeto PREVBarco em Rondônia, com a locação da embarcação. O edital do Pregão Eletrônico nº 90017/25 já está publicado e a sessão pública para contratação dos serviços de locação da embarcação ocorre no dia 30 de setembro, às 11h pelo horário de Brasília pelo portal Compras.gov.br.

A unidade móvel do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Rondônia vai atender a população que vive às margens dos rios Mamoré e Guaporé, na faixa de fronteira com a Bolívia, que se estende de Guajará-Mirim, passa por Costa Marques e chega em Pimenteiras do Oeste. “O PREVBarco é muito importante porque é uma política pública previdenciária que vai ao encontro das populações vulneráveis que de fato necessitam”, destaca Saulo Macedo, gerente-executivo do INSS em Porto Velho.

Projeto Especial

O projeto do PREVBarco Rondônia é especial, pois a embarcação precisa ter uma dimensão diferente, menor que os barcos em funcionamento no Pará e Amazonas. Na região rondoniense, os rios são mais rasos e os canais de navegação são cheios de curvas.

Por isso, o PREVBarco Rondônia terá calado (profundidade) menor que um metro e navegará mais lentamente. Essas intervenções permitem ampliar o roteiro de atendimento da embarcação e garantir o acesso de mais pessoas aos benefícios do INSS.

"Essa é uma medida essencial para retomar o atendimento às populações ribeirinhas e indígenas, que estavam sem o serviço desde 2023 por falta de contrato”, declara o superintendente regional do INSS Iracemo Coelho. Segundo ele, o empenho das equipes do INSS em Porto Velho e na Regional Norte/Centro-Oeste foi essencial para que este edital se tornasse realidade. “O comprometimento desses servidores faz a diferença na vida de quem mais precisa", conclui.

Acesse o edital completo aqui

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários