
O 7 de Setembro representa um dos marcos mais simbólicos na história do Brasil. Nessa data, em 1822, Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil, libertando o país do domínio colonial de Portugal e afirmando nossa condição de nação soberana no Brasil. Esse grito de independência, simbólico e poderoso, consolidou nosso desejo de autonomia e plantou os alicerces da identidade brasileira.
Ao celebrarmos essa data, lembramos sobre a construção da nossa nacionalidade, uma história entrelaçada com os valores democráticos, a pluralidade cultural e o respeito pela liberdade. O Dia da Independência é um momento de reafirmação do pertencimento, da responsabilidade cidadã e do amor pela pátria.
Amar o Brasil não é apenas entoar palavras bonitas. Amor à pátria se manifesta em atitudes concretas: respeito aos símbolos nacionais, solidariedade ao próximo, participação ativa nos destinos da comunidade e valorização da nossa cultura e instituições. Datas como o 7 de Setembro nos lembram desse compromisso diário, com a cidadania, a democracia e as liberdades fundamentais.
ABERTURA DA SEMANA DA PÁTRIA
.jpg)
Para garantir segurança e organização, a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran) implementou oito pontos de interdição e proibição de estacionamento, além de rotas alternativas para o transporte coletivo na região do evento Porto Velho.
A Semana da Pátria, iniciada com essa solenidade institucional, oferece uma oportunidade valiosa para a comunidade de Porto Velho, em especial jovens e estudantes, experimentarem, vivenciarem e celebrarem os valores que nos unem como nação. Essa é uma semana para cultivar o carinho e o compromisso com nosso país.
PROGRAMAÇÃO
Hasteamento das bandeiras;
Desfile cívico, com fanfarra da Banda Laio acompanhando pelotões escolares;
Passeio histórico ao Complexo Madeira-Mamoré;
Apresentação da Banda da Polícia Militar de Rondônia, que executará o Hino Nacional e marchas cívicas Prefeitura de Porto Velho.
Data e local:Segunda-feira, 1º de setembro, às 16h, em frente ao Prédio do Relógio, sede da Prefeitura.
Participantes:Alunos das EMEF Antônio Ferreira, Padre Chiquinho, São Pedro e Nações, acompanhados por professores e a comunidade em geral. O evento é aberto ao público pela Prefeitura de Porto Velho.
Texto:Jhon Silva
Fotos:Leandro Morais
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)