Terça, 16 de Dezembro de 2025
22°C 35°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Servidores de hospitais do Estado entram em greve a partir de terça-feira(02/09)

A decisão foi tomada em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira(29), no Hospital de Base

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Rondoniaovivo
29/08/2025 às 15h31
Servidores de hospitais do Estado entram em greve a partir de terça-feira(02/09)
Foto: Divulgação

A assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (29), no Hospital de Base, em Porto Velho, por servidores do setor de saúde pública do Estado de Rondônia decidiu entrar em greve. A paralisação deverá começar a partir de terça-feira(02/09) em todas as unidades de saúde estaduais, que terão apenas 30% dos trabalhadores atuando.

 

Os servidores contaram que a decisão pela greve foi o último recurso após várias tentativas de negociação com o Governo de Rondônia. Disseram que a secretária Beatriz Basílio, da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), em uma reunião online com os representantes sindicais afirmou que o governo não teria condições financeiras de atender as reinvindicações. Essa afirmação é contestada pelos sindicalistas.

 

“Fizemos uma planilha de salários com o pessoal da Sesau(Secretaria Estadual de Saúde), que tem interesse em resolver, mas a Sepog diz que não tem como fazer isso. Falaram que o Estado só iria crescer só 6%. Rondônia também não está cumprindo o orçamento constitucional da Saúde, que é de 12% do PIB estadual. Alguns estados investem até 24% do PIB na saúde. Só nos resta a paralisação”, disseram.

 

Estavam presentes à assembleia, além dos servidores, representantes do Sindicato dos Médicos de Rondônia(Simero), Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Rondônia(Sinderon) e Sindicato dos Trabalhadores do Poder Executivo do Estado de Rondônia(Sintraer).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários